Imagem Blog

Fit Family Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Pare de contar calorias para comer melhor

Vamos parar de contar calorias? Alguns tomariam um susto com essa minha proposta, outros aproveitariam para comer todas as bobagens que encontrassem pela frente, mas o que eu quero com isso é fazer com que as pessoas entendam o que estão comendo e aprendam a comer sem culpa e com qualidade. Uma mudança de estratégia! […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 18h18 - Publicado em 20 mar 2015, 09h23
Quanto mais naturais os alimentos melhor

Quanto mais naturais os alimentos melhor

Vamos parar de contar calorias? Alguns tomariam um susto com essa minha proposta, outros aproveitariam para comer todas as bobagens que encontrassem pela frente, mas o que eu quero com isso é fazer com que as pessoas entendam o que estão comendo e aprendam a comer sem culpa e com qualidade. Uma mudança de estratégia!

+ Você se identifica com a Fit Family? Venha junto!

As novas condutas nutricionais tanto para a perda de peso quanto para a manutenção do corpo saudável deixaram de priorizar a quantidade calorias dos alimentos as severas restrições energéticas para a perda de peso.

É simples entender: hoje vivemos de forma muito mais estática e sedentária em relação aos nossos antepassados, temos alimentos em abundância em praticamente qualquer lugar, mas e a qualidade? Temos uma oferta de energia muito maior do que gastamos.

Com o processamento dos alimentos e a correria do dia a dia, fazemos, muitas vezes, nossas refeições fora de casa e de forma “fast”. O problema é que a quantidade de nutrientes que ingerimos tem sido cada vez mais baixa! Por isso a população está ganhando peso e tem sido cada vez mais comum ver doenças causadas por desequilíbrios na saúde!

Continua após a publicidade

+ Paulistanos buscam alimentação mais saudável com produtos orgânicos

Conclusão: temos que, de um modo geral, consumir mais nutrientes e menos calorias (menos não é muito menos, ok?) Densidade Nutritiva diz respeito à quantidade de nutrientes que o alimento possui em relação à quanto ele nos oferece de calorias. Com base nisso, o que menos conta é o número de calorias (nutrição não é número!!), ou seja, o alimento deve ser rico em vitaminas, minerais, fibras, proteínas e gorduras saudáveis, além dos fito-nutrientes presentes naturalmente nos vegetais e frutas.

Ou seja, quanto maior a concentração destes nutrientes em relação à quantidade de calorias, mais saudável este alimento será.

Separei algumas regrinhas de ouro para deixar sua alimentação um modelo de #densidadenutritiva:

1) Quanto mais alimentos naturais e frescos forem incluídos no dia a dia, certamente maior será a quantidade de nutrientes consumidos. Quem são: frutas, verduras, legumes, grãos, tubérculos, oleaginosas e outros.

Continua após a publicidade

2) Atenção aos ingredientes dos industrializados e refinado. Evite os produtos em que o açúcar refinado, farinhas refinadas, gordura hidrogenada ou aditivos químicos estejam entre os primeiros da lista. Aliás, procure diminuir o consumo de alimentos com esses ingredientes sempre que possível #epossivel #descubranovossabores

3) Procure consumir mais alimentos orgânicos, pois são livres de agrotóxicos e pesticidas e mais ricos em nutrientes, principalmente vitaminas, minerais e fitoquímicos #nossosprotetores. Você sabia que o Brasil está entre os primeiros países do mundo em quantidade de uso de agrotóxicos?

Dê preferência a folha em tom verde escuro

Dê preferência a folha em tom verde escuro

4) Consumir gorduras de forma moderada é saudável, inclua na sua alimentação alimentos fontes de gorduras mono e poli-insaturadas. Presentes principalmente nas castanhas, sementes, abacate e peixes. Consuma gorduras saturadas, de origem animal, com moderação.

5) Procure incluir no seu dia a dia alimentos conhecidos como “superfoods” que possuem alta concentração de nutrientes e principalmente compostos fitoquímicos que comprovadamente auxiliam na proteção da saúde e prevenção de doenças. Exemplos: frutas vermelhas, açaí, suco de uva, vegetais verdes escuros e amarelos, castanhas e sementes, peixes de água salgada profunda, cacau, abacate e outros.

Continua após a publicidade

Vamos resumir: Incluir é melhor do que excluir! Quanto mais natural, melhor!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.