Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Cibele Forjaz dirige leituras sobre ditadura no Tucarena

Dois textos representativos da luta pela redemocratização, Ponto de Partida e Patética, voltam à tona no começo de abril. Na semana em que o golpe militar de 1964 completa 50 anos, o Instituto Vladimir Herzog e a Cia.Livre promovem leituras encenadas de peças que trazem pontos de vista distintos sobre a vida e assassinato do […]

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 26 fev 2017, 22h29 - Publicado em 18 mar 2014, 13h17
Cibele Forjaz

Cibele Forjaz: convidados encenam “Ponto de Partida” e “Patética” (Foto: Divulgação)

Dois textos representativos da luta pela redemocratização, Ponto de Partida e Patética, voltam à tona no começo de abril. Na semana em que o golpe militar de 1964 completa 50 anos, o Instituto Vladimir Herzog e a Cia.Livre promovem leituras encenadas de peças que trazem pontos de vista distintos sobre a vida e assassinato do jornalista Vladimir Herzog (1937-1975). Sob a direção de Cibele Forjaz, as apresentações serão realizadas no Tucarena, em Perdizes, com entrada franca.

Escrita em 1976 por Gianfrancesco Guarnieri, o drama Ponto de Partida começa com um corpo enforcado numa árvore na praça central de uma aldeia. Diante do acontecimento, vem a questão: o poeta, cantor e ativista Birdo teria se enforcado ou foi assassinado? Denise Fraga, Lucia Romano, Edgar Castro, Eucir de Souza, Maurício Marques e Celso Sim estão no elenco da leitura, que pode ser conferida  nos dias 31 de março e 3 de abril, às 21h.

Patética, por sua vez, revela os bastidores de uma trupe de artistas circenses envolvida com uma peça que conta a vida de Herzog, desde a imigração de seus pais para o Brasil, o trabalho como jornalista, a morte nas dependências do DOI-Codi e a luta de sua família para provar que foi assassinado. O texto criado em 1978 por João Ribeiro Chaves Neto reúne os atores Renato Borghi, Miriam Mehler, Isabel Teixeira, Élcio Nogueira Seixas e Luciano Chirolli nos dias 1 e 2 de abril, às 21h.

Quer saber mais sobre teatro? Clique aqui.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.