Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

“Sessão de Terapia” é um livro fiel ao espírito da série do GNT

Sob a direção de Selton Mello, a segunda temporada de Sessão de Terapia está no ar. Desde o dia 7 de outubro, o psicólogo Theo (interpretado por Zécarlos Machado) recebe uma nova leva de pacientes e, todas as noites, você pode acompanhar essas consultas pelo GNT. Mas está difícil de esquecer os dramas da médica […]

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 27 fev 2017, 00h31 - Publicado em 23 out 2013, 18h17

Zécarlos Machado em “Sessão de Terapia”: série virou livro escrito pela roteirista Jaqueline Vargas (Foto: Divulgação)

Sob a direção de Selton Mello, a segunda temporada de Sessão de Terapia está no ar. Desde o dia 7 de outubro, o psicólogo Theo (interpretado por Zécarlos Machado) recebe uma nova leva de pacientes e, todas as noites, você pode acompanhar essas consultas pelo GNT. Mas está difícil de esquecer os dramas da médica Júlia (Maria Fernanda Cândido), do atirador de elite Breno (Sergio Guizé), da adolescente Nina (Bianca Müller) e do casal Ana e João (Mariana Lima e André Frateschi) e se apegar aos novos personagens? Sei que comparações não levam a nada, mas, para mim, eu confesso que está.

As questões reveladas por Carol (Bianca Comparato), Otávio (Cláudio Cavalcanti), Paula (a surpreendente Adriana Lessa) e Dani (Derick Lecouflé) me parecem bem mais restritas e menos passíveis de identificação que aquelas vividas pelos personagens anteriores. Nas últimas semanas, os episódios que me despertam maior curiosidade são os apresentados nas sextas-feiras, quando Theo visita Dora (Selma Egrei), a sua terapeuta. É… A Dora já é uma velha conhecida dos episódios exibidos entre outubro e novembro do ano passado. Mas, enfim, esse não é o assunto desse texto – embora eu já tenha me prolongado um tanto – e ainda é cedo para qualquer avaliação da atual safra de capítulos. O fato é que, depois de conquistar 9,5 milhões de espectadores, a primeira temporada de Sessão de Terapia inspirou um romance homônimo editado pela Arqueiro e você pode reencontrar os saudosos personagens por R$ 29,90.

Quem o escreveu foi Jaqueline Vargas, responsável pela adaptação e redação final das duas temporadas, com a devida licença do israelense Hagai Levi, criador da série original, Be Tipul. A obra vai ter lançamento na quinta (24), às 19h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, com a presença da autora e de parte do elenco. Para não dizer que não falei minimamente de teatro, vamos lá. Os atores Maria Fernanda Cândido, Selma Egrei e Zécarlos Machado farão leituras de alguns trechos do livro e contribuirão para trazer de volta um pouco da química existente entre Júlia, Dora e Theo. E, como o programa já parece teatro, não vai ser muito difícil repetir esse efeito ao vivo.

Sessão de Terapia, o livro, é absolutamente fiel à série. Cada um dos nove capítulos representa uma semana na vida de Theo. Aqui, temos o tão sonhado ponto de vista de um psicólogo sobre consultas e pacientes. O lado humano, bastante esboçado na televisão, fica mais explícito com os detalhes de suas inquietações, como a crise no casamento e a falta de convivência com os filhos. “As pessoas que viram a série precisavam receber uma nova visão sobre a história. Não bastava entregar um roteiro”, diz Jaqueline. Para recriar essa trama, a autora dispensou a leitura dos capítulos originais. Preferiu assisti-los novamente e tirar dali suas impressões para montar em dois meses um novo texto. “Eu fiquei com a voz do Zécarlos Machado na minha cabeça e, assim, ia desenvolvendo as manias, as decepções e os impulsos do Theo de acordo com o que já havia sido exibido ou insinuado na série”, completa Jaqueline. Segundo a autora, Hagai Levi foi extremamente generoso e lhe deu liberdade total de criação. “Ele, inclusive, está louco para ler o livro”, conta. O negócio é Levi esperar, pelo menos, por uma edição em inglês.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.