Imagem Blog

Últimas de São Paulo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Notícias quentes e bastidores da cidade
Continua após publicidade

Operação na Cracolândia tem novo confronto; ônibus é depredado

A ação de retirada de barracos na região da Cracolândia voltou a registrar conflitos entre usuários de drogas e policiais militares no fim da tarde desta quarta-feira (29). Por volta das 17h30, os dependentes fizeram uma barricada de fogo e atiraram pedras contra os policiais, que revidaram com bombas de gás lacrimogêneo. Houve corre-corre e parte da […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 16h52 - Publicado em 29 abr 2015, 14h21
Barricada de fogo feita por usuários de drogas na região da Cracolândia (Amauri Nehn/Brazil Photo Press/Folhapress)

Barricada de fogo feita por usuários de drogas na região da Cracolândia (Amauri Nehn/Brazil Photo Press/Folhapress)

A ação de retirada de barracos na região da Cracolândia voltou a registrar conflitos entre usuários de drogas e policiais militares no fim da tarde desta quarta-feira (29). Por volta das 17h30, os dependentes fizeram uma barricada de fogo e atiraram pedras contra os policiais, que revidaram com bombas de gás lacrimogêneo. Houve corre-corre e parte da Avenida Rio Branco chegou a ser fechada. Um grupo tentou atear fogo a um ônibus, mas a polícia impediu o ataque. Outro coletivo foi depredado nas proximidades do terminal Santa Isabel.

Antes, por volta das 13h, outro conflito começou após dois policiais militares à paisana que estavam infiltrados na operação efetuarem três disparos que atingiram duas pessoas. Uma delas, baleada no pescoço, foi levada à Santa Casa e passou por cirurgia e seu estado é estável. A outra foi atingida na perna e não corre riscos.

A Secretaria da Segurança Pública informou que os dois agentes foram agredidos pelos moradores de rua e um deles efetuou um disparo para o chão, que recocheteou e feriu os dois homens. Após os tiros, um dos policiais foi agredido com uma barra de ferro. O advogado Fábio Marcos Cruz, que atua em defesa dos dependentes da Cracolândia, presenciou a ação e diz que os disparos foram intencionais e que o posto policial da região tentou encobrir o caso. Questionada, a secretaria nega que houve prevaricação.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=rEihaXxORZ4?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Continua após a publicidade

Após os disparos, a polícia e os moradores de rua entraram em conflito e os PMs chegaram a usar bombas de gás lacrimogêneo. Por volta das 17h30, o clima voltou a ficar tenso. Dependentes de droga armaram uma barricada e atearam fogo nela. Depois, começaram a arremessar pedras contra os policiais militares, que devolveram com bombas de gás. 

 

Cápsula de bala dispara nesta terça, na Cracolândia

Cápsula de bala dispara nesta terça, na Cracolândia

Na manhã desta quarta, a prefeitura começou a remoção de barracos entre a Alameda Cleveland e Rua Helvétia, na Cracolândia. No local, está sendo construída uma praça. Os usuários de crack estão agora aglomerados na Alameda Dino Bueno, nas proximidades do Restaurante Bom Prato. A prefeitura afirma que a medida visa combater o tráfico na região.

Continua após a publicidade

Cracolândia: programa da prefeitura tem hotéis insalubres e viciados que recebem sem trabalhar

Em janeiro do ano passado, quando foi iniciado o programa Braços Abertos, a prefeitura também removeu barracos da mesma região. No local, viviam aproximadamente 300 pessoas, em 150 barracos. Os dependentes foram encaminhados a hotéis da região. O Braços Abertos prevê a ressocialização de usuários de crack. Para os que desejam participar, são oferecidos tratamento médico e 15 reais por semana por trabalhos de limpeza de rua.

Em março deste ano, reportagem de VEJA SÃO PAULO acompanhou por um mês o trabalho de varrição de ruas e praças e entrou nos abrigos contratados pela gestão municipal. O programa da prefeitura tem hotéis insalubres e viciados que recebem sem trabalhar. 

Teatro Porto Seguro quer levar um novo público à região da Cracolândia

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.