Imagem Blog

Bichos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Tudo sobre o mundo pet
Continua após publicidade

Por causa de crise financeira, dona doa seus dezenove coelhos

Por Adriana Farias A gestora de projetos de TI Sandra Maria Machado, de 45 anos, é apaixonada por coelhos desde que ganhou o primeiro casal de dentuços em abril de 2014. De lá para cá, eles deram crias e a dona acumulou vinte bichinhos em casa. No entanto, com a crise financeira, perdeu metade do seu orçamento […]

Por Carolina Giovanelli
Atualizado em 26 fev 2017, 11h13 - Publicado em 12 jul 2016, 18h27
coelho

Um dos coelhos da gestora de TI (Fotos: Arquivo Pessoal)

Por Adriana Farias

A gestora de projetos de TI Sandra Maria Machado, de 45 anos, é apaixonada por coelhos desde que ganhou o primeiro casal de dentuços em abril de 2014. De lá para cá, eles deram crias e a dona acumulou vinte bichinhos em casa.

No entanto, com a crise financeira, perdeu metade do seu orçamento e não tem mais como arcar com os gastos de quase 2 000 reais mensais com os orelhudos. Ela está em processo de doação das mascotes, todas da espécie rabo-de-algodão.

+ Gatinho escapa de vitrine de pet shop para se juntar a cão sozinho

“Tomei essa decisão com muita dor no coração, mas não tinha jeito, apertou muito no bolso, precisei até demitir uma funcionária que me ajudava a limpar as casinhas deles”, afirma Sandra. “Agora vou reconstruir minha carreira em outro país, me mudo no final do ano.”

Continua após a publicidade
coelho

Huguinho, Luizinho e Zezinho: coelhos rabo-de-algodão já doados

Sandra relata que nunca cogitou ter tantos pets e que tudo aconteceu de repente. Assim que ganhou o primeiro casal descobriu nas semanas seguintes que a fêmea estava prenhe. “Demorei para castrá-la porque, toda hora que tentava, ou ela já estava prenhe de novo ou amamentando”, lembra.

Para dar conta da situação, a moradora de São Caetano do Sul mudou do apartamento para uma casa de três andares, com jardim e quintal. Gastou cerca de 15 000 reais para montar, na área externa, nove casinhas. “Construí até um túnel para eles acessarem o jardim”, detalha. “Como os machos são territorialistas e brigam por espaço, dormem separados das fêmeas.”

Casinhas construídas por Sandra para comportar os coelhos: gasto de 15 000 reais

Casinhas construídas por Sandra: investimento de 15 000 reais

O xodó de Sandra é o coelho Pirulito. “Foi o primeiro de todos e ficou apegado a mim. Ele é o único que aprendeu a dar beijo, além de saber saltar, pular obstáculos e subir no colo”, relata. “Não vou doá-lo, quero levá-lo para morar comigo no exterior. Se não conseguir, vai ficar com a minha família no Brasil.”

Continua após a publicidade

+ Canil especializado em goldens é um dos principais do país

Até agora, a moça já doou metade dos dentuços. “Checo se a pessoa realmente tem condições de cuidar, porque não é fácil. Sobretudo, confiro se ela não vai comer o animal – a carne é considerada uma iguaria e vendida a altos preços”, diz. A próxima adoção será de uma assistente de veterinária, que mora em uma chácara no interior. “Ela deve levar os últimos dez que eu tenho.”

coelhos

Sandra junto de um de seus pets

A gestora lamenta a decisão que precisou tomar: “Estou muito triste porque sou muito apegada a eles, mas não tem o que fazer, perdi meu último emprego. Cuido deles sozinha, não tenho mais condições.”

Um dos túneis construídos para os dentuços

Um dos túneis construídos para os dentuços

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.