As novidades e atrações principais do Kennedy Space Center, parque da Nasa

O complexo fica em Cabo Canaveral, de onde partiu o foguete que levou experiências de estudantes paulistas ao espaço

Na sexta-feira (29), o foguete Falcon 9, da Space X, foi lançado rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) da Nasa, a partir de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. Ele levou a bordo experimentos do mundo todo, incluindo o de Natan Oliveira, jovem de Paraisópolis que inventou um cimento espacial junto com outros quatro estudantes paulistas.

Localizado na Flórida, a cerca de uma hora de carro de Orlando, Cabo Canaveral é a península que abriga um centro de pesquisas da Nasa e de onde partem as naves espaciais. Também fica ali o Kennedy Space Center, o parque temático da agência espacial americana, ótima pedida para quem quer conhecer um pouco mais do trabalho feito em órbita.

Ao chegar, a gente se sente dentro de um filme de ficção científica. A Nasa Parkway West, longa estrada que dá acesso ao complexo, parece flutuar sobre uma extensa lagoa, com água para todos os lados. Na hora de ir embora, no fim do dia, com o céu avermelhado, a sensação de estar em outro planeta é maior ainda.

Uma das maiores atrações do local é o ônibus espacial Atlantis, que já entrou em órbita 33 vezes. Ele foi pendurado a dez metros de altura, com as portas do compartimento de cargas abertas, em um salão do tamanho de um campo de futebol. Nele há ainda mais de sessenta simuladores interativos, incluindo um de lançamento de ônibus espaciais.

O ônibus Atlantis: uma das principais atrações do local

O ônibus Atlantis: uma das principais atrações do local (Divulgação/Veja SP)

O complexo também tem outras relíquias expostas, como a cápsula da tripulação do Apollo 14, a nave que pousou na Lua em 1971 e deixou para a história a imagem do astronauta e chefe da missão, Alan Shepard, jogando golfe na superfície lunar; e artefatos do Projeto Mercury, o primeiro programa espacial tripulado, de 1959, incluindo o foguete e a cápsula da Redstone.

Para estas férias, há duas novas atrações, ambas de longa duração, no ATX Center. Uma delas é a ATX Experiência de Treinamento de Astronautas Geração Marte, um simulador no qual os visitantes são transportados para aquele planeta e treinados para viver e trabalhar em ambientes inóspitos utilizando as tecnologias reais da Nasa. A simulação dura cinco horas.

Outra é a Mars Base 1, em que os participantes embarcam numa simulação de vivência em Marte, como astronautas novatos, por sete horas. Nesse período, podem testar experimentos científicos reais e tarefas de engenharia.

Uma das atividades mais bacanas do parque acontece há anos, ao meio-dia: o Almoço com o Astronauta, no restaurante local. Enquanto a gente se serve no bufê de pratos quentes – comida boa, estilo caseiro, com arroz, feijão, carne assada e vários tipos de sobremesa –, assiste à apresentação do convidado do dia, que conta suas aventuras em órbita e responde às dúvidas do público. Entre os dias 23 e 26 de julho, quem dará a palestra será o astronauta brasileiro Marcos Pontes.

O Kennedy Space Center abre todos os dias, às 9 da manhã. O horário de fechamento varia de acordo com a época do ano. O ingresso custa 50 dólares para adultos, e 40 para crianças, e inclui a visita ao ônibus Atlantis. O almoço custa 29,99 dólares por adulto, e 15,99 dólares para crianças, e deve ser agendado com bastante antecedência.

Algumas atrações, caso das experiências do ATX Center, são pagas à parte. Mais informações neste site: https://www.kennedyspacecenter.com/info/tickets.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s