Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Tudo Sobre Cinema

Por onde andam atores mirins do passado, como Vinícius de Oliveira, de Central do Brasil?

Quando pensava nas perguntas que iria fazer para Lino Facioli, o garoto que protagoniza O Menino no Espelho, lembrei de outros atores mirins que também foram importantes na filmografia nacional. Não fui muito longe no tempo para fazer este post e pesquei exemplos de uns vinte anos para cá. Já dá para ter uma noção, […]

Por Miguel Barbieri Jr. Atualizado em 26 fev 2017, 21h15 - Publicado em 9 ago 2014, 13h35

Quando pensava nas perguntas que iria fazer para Lino Facioli, o garoto que protagoniza O Menino no Espelho, lembrei de outros atores mirins que também foram importantes na filmografia nacional. Não fui muito longe no tempo para fazer este post e pesquei exemplos de uns vinte anos para cá. Já dá para ter uma noção, à primeira vista, que eles cresceram… e muito (!). É curioso notar que, enquanto uns desistiram, outros persistiram e conseguiram mais do que os quinze minutos de fama.

Quer ter informações diárias sobre cinema? Venha conhecer e curtir minha página no Facebook.

Conheça Lino Facioli, ator paulista de O Menino no Espelho e Game of Thrones

Bastidores de Hércules: veja como Dwayne Johnson se transformou no personagem

 Vinícius de Oliveira – Revelação de Central do Brasil, Vinícius foi descoberto pelo diretor Walter Salles quando era engraxate. O sucesso do filme, que chegou a ser indicado ao Oscar em 1999, o projetou internacionalmente. O então ator mirim não desistiu da carreira artística. Ainda trabalhou com Salles em Abril Despedaçado e Linha de Passe. Na TV, ganhou um papel logo depois de Central do Brasil, na novela Suave Veneno. Sua volta à Rede Globo se deu recentemente – Vinicíus, hoje com 29 anos, fazia um personagem em O Rebu, que foi assassinado por Alan (Jesuíta Barbosa).

vinicius-oliveira

Vinícius de Oliveira: de Central do Brasil a O Rebu

Samuel Costa – O Menino Maluquinho e Samuel Costa foram feitos um para o outro. Criação do cartunista Ziraldo, o personagem infantil esteve presente em dois longas-metragens, de 1994 e 1998. Samuel conservou seu lado de ator por um bom tempo (em 2000, ele participou da minissérie Aquarela do Brasil), mas decidiu seguir a carreira atrás das câmeras. Hoje, com 29 anos, ele é dono da Blues, uma agência e produtora de conteúdo para internet.

samuel-menino

Samuel Costa, o Menino Maluquinho, hoje é dono de uma produtora de conteúdo

Dáblio Moreira – Depois de encantar o Brasil interpretando Mirosmar (o futuro Zezé Di Camargo) em 2 Filhos de Francisco (2005), Dáblio fez, sem muito sucesso, duas novelas na Record (Bicho do Mato e Chamas da Vida). No ano passado, o ator, que se revelou um bom cantor no longa-metragem, gravou seu primeiro disco pela Universal Music. Nos últimos meses, Dablio (agora sem acento), de 26 anos, vem divulgando seu novo trabalho com Nathan, filho de Luciano Camargo – é a dupla sertaneja Dablio e Phillipe.

Continua após a publicidade
dablio-

Dáblio Moreira, revelação em 2 Filhos de Francisco, faz dupla com o filho de Luciano Camargo

Michel Joelsas – Protagonista de O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006), Michel se manteve na carreira e, depois do encantador filme de Cao Hamburger, atuou na minissérie Maysa, em A Suprema Felicidade, de Arnaldo Jabor, e no seriado Julie e os Fantasmas, da Band. Michel tem 18 anos e participa do próximo longa-metragem de Anna Muylaert, Que Horas Ela Volta?, ao lado de Regina Casé.

joelsas

Michel Joelsas: de Ano em que Meus Pais Saíram de Férias ao novo filme de Anna Muylaert

 Pedro Tergolina – No adorável filme gaúcho Antes que o Mundo Acabe (2009), de Ana Luiza Azevedo, Pedro interpretou Daniel, um adolescente vivendo uma fase de questionamentos. Não demorou para o ator ser chamado pela Globo, onde teve um papel em Malhação – ele fazia o deficiente visual Filipe. No ano passado, participou da novela Saramandaia.

tergolina

Pedro Tergolina, protagonista de Antes que o Mundo Acabe, fez sucesso em Malhação

Eduardo Cardoso – Outra revelação de Antes que o Mundo Acabe, Eduardo fazia o personagem do melhor amigo de Pedro Tergolina. Também gaúcho, ele seguiu na carreira e, desde então, atuou em curtas-metragens. Está de volta aos cinemas no documentário O Mercado de Notícias, de Jorge Furtado.

eduardo-cardoso

+ Saiba quais são os melhores filmes em cartaz

+ Quer saber minha opinião dos filmes em cartaz?

Continua após a publicidade
Publicidade