Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Terraço Paulistano Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.

Projeto substitui postes de eletricidade por árvores na Vila Olímpia

Iniciativa de trazer mais verde ao bairro é comandada pelo Grupo Colmeia e pela Enel, que vai "enterrar" 304 postes na região

Por Humberto Abdo Atualizado em 1 dez 2020, 10h01 - Publicado em 27 nov 2020, 06h00

Na Vila Olímpia, 304 postes de eletricidade serão substituídos por 100 árvores nas calçadas. A iniciativa de trazer mais verde à região é do grupo Colméia e da Enel, que comanda o enterramento dos postes — cerca de 270 deles já foram “escondidos” debaixo da terra, semelhante ao modelo usado em vias como a Oscar Freire. Além de mudas doadas pela Enel, espera-se que as empresas do bairro contribuam com o plantio e a manutenção de pelo menos uma árvore. “Queremos esse espírito de colaboração”, diz Adalberto Bueno Netto, presidente da Colméia. “Há 15 anos já queríamos que fosse um local sem postes e arborizado.”

A remoção dos postes faz parte do Urban Futurability, plano para transformar a Vila Olímpia em um bairro digital e sustentável, com propostas para incluir medidores inteligentes de energia, iluminação LED e ônibus elétrico. “Estamos estudando cases internacionais e planejamos 40 iniciativas”, adianta Rosario Zaccaria, responsável pela área de infraestrutura e redes da Enel. “Um veiculo elétrico não consome gasolina, não polui… Estamos discutindo como desenvolver um primeiro circuito em 2021.”

Publicado em VEJA São Paulo de 2 de dezembro de 2020, edição nº 2715.

+Assine a Vejinha a partir de 5,90

Continua após a publicidade
Publicidade