Clique e assine por apenas 6,90/mês
Terraço Paulistano Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade.

Chef Janaína Rueda cuidará de cardápio das merendas das escolas estaduais

Dona do Bar da Dona Onça e de A Casa do Porco, ambos no centro, Janaína Rueda trabalha na reformulação da merenda escolar das escolas estaduais de São Paulo. Decidirá o que 1,3 milhão de alunos vão comer. A chef foi convidada por Renato Nalini, secretário de Educação, para fazer essa mudança. “Vou criar vinte receitas com ingredientes saudáveis […]

Por João Batista Jr. - Atualizado em 26 Feb 2017, 12h04 - Publicado em 9 May 2016, 19h32
Janaína Rueda à frente da merenda escolar estadual: vai elaborar vinte receitas, depois repassadas às merendeiras (Foto: Reprodução/Instagram)

Janaína Rueda à frente da merenda escolar estadual: vai elaborar vinte receitas, depois repassadas às merendeiras (Foto: Reprodução/Instagram)

Dona do Bar da Dona Onça e de A Casa do Porco, ambos no centro, Janaína Rueda trabalha na reformulação da merenda escolar das escolas estaduais de São Paulo. Decidirá o que 1,3 milhão de alunos vão comer. A chef foi convidada por Renato Nalini, secretário de Educação, para fazer essa mudança. “Vou criar vinte receitas com ingredientes saudáveis e faremos um intensivão para ensinar o modo de preparo para as merendeiras”, afirma Janaína, que não será remunerada pelo serviço. Os testes dos pratos estão sendo feito na Escola Estadual Maria José, na Bela Vista, colégio onde a chef estudou na adolescência. “Entrei no projeto porque acredito que possa melhorar a merenda dos alunos.”

Segundo Wilson Levy, assessor especial do secretário Nalini, a preocupação maior é que os alimentos sejam saborosos e saudáveis. “Vamos trabalhar com itens que já adquirimos, mas com uma roupagem melhor”, diz. Feijão, arroz, macarrão, frango e sardinha integram o cardápio. O novo menu deve ser implementado até o final do mês.

“As Etecs são da alçada da Secretaria da Ciência e Tecnologia, não da Educação”, explica Levy. Não é bem assim. Embora vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), o Centro Paula Souza está sob o mesmo regime de merenda das escolas estaduais. Cabe à Secretaria da Educação elaborar os cardápios e distribuir gêneros alimentícios para o preparo da merenda.

Publicidade