Clique e assine por apenas 6,90/mês
Infomania Por Thiago Ramaciotti Thiago Ramaciotti dá dicas sobre tecnologia, gadgets e apps

Comer na companhia do celular pode elevar a ingestão de calorias

O uso do smartphone durante uma refeição aumenta o consumo em até 15%, de acordo com pesquisa

Por Thiago Ramaciotti - Atualizado em 31 Jul 2019, 20h07 - Publicado em 31 Jul 2019, 20h06

Fala, galera! Tudo bem? Quem aqui costuma usar o smartphone enquanto está comendo? Confesso que faço isso direto, mas ultimamente até tenho me policiado para evitar essa situação. Realizar uma refeição na companhia do celular pode aumentar em até 15% a ingestão de calorias. Essa foi a conclusão de um estudo realizado pelo professores Luciano Pereira, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), em Minas Gerais, e Paula Midori Castelo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A pesquisa foi realizada com 62 adultos, de 18 a 28 anos dos dois sexos, que tinham peso normal e outros com excesso de peso. Para chegar ao resultado final, a análise se desenhou em três cenários de refeição:

  1. Sem qualquer tipo de distração
  2. Com uso de smartphone conectado à internet
  3. Leitura de texto impresso

Cada refeição durou em média 40 minutos e os participantes comeram até se sentirem totalmente satisfeitos. De acordo com o resultado, quando a pessoa não presta atenção no que está comendo acaba consumindo mais em comparação à mesma refeição quando feita sem nenhum tipo de distração. É importante ressaltar que esse aumento calórico não significa necessariamente ganho de peso, já que isso depende da forma que gastamos. Porém, trata-se de um fator importante de atenção a longo prazo.

Sem contar que no smartphone há milhares de bactérias. O certo é nem deixar o aparelho chegar perto da comida. Os efeitos com o texto impresso mostraram resultados similares. Então, o ideal é comer tranquilamente, sem qualquer tipo de distração.

Publicidade