Clique e assine por apenas 6,90/mês
Infomania Por Thiago Ramaciotti Thiago Ramaciotti dá dicas sobre tecnologia, gadgets e apps

Aplicativos roubam seus dados (e às vezes você permitiu sem saber)

Programas podem também burlar o sistema e criar base de dados

Por Thiago Ramaciotti - Atualizado em 26 Jul 2019, 18h06 - Publicado em 26 Jul 2019, 18h05

Fala, galera! Tudo bem? Vira e mexe aparecem notícias na mídia de que existem aplicativos que roubam os nossos dados e espionam tudo o que fazemos nos nossos smartphones, mas saiba que muitas das vezes você permite que isso aconteça sem nem perceber. Esse assunto é muito sério e todo cuidado é pouco, por isso vai aí um alerta.

Um dos casos mais recentes foi do FaceApp, aquele aplicativo que faz o uso da inteligência artificial para envelhecer rostos reais. Isso virou uma febre e como do dia para noite todos tinham o programa instalado em seus celulares. Assim que você baixa e acessa pela primeira vez, como de costume, aparece um aviso de que TODOS os nossos dados  serão utilizados e o acesso a eles é livre. A maioria das pessoas, naquela ansiedade por usar logo a ferramenta, não lê o aviso e passa batido.

Alguns aplicativos nem sequer pedem a permissão dos nossos dados, eles simplesmente burlam as limitações e espionam. Uma dica bacana é você ficar ligado que existem programas que de fato não precisam acessar os nossos dados, como uma ferramenta de edição de fotografia ou de música.

Eles não precisam de permissões para funcionar, por isso o importante é ler e saber o que esses avisos pedem. Você tem todo o direto de negar ou permitir os avisos que recebe. Quando pedem acesso aos seus dados sem precisar, fique ligado porque nesse caso o que eles querem é, de fato, roubar os seus dados.

Continua após a publicidade

Acredite se quiser, mas milhões de pessoas são afetadas todos os dias com seus roubos de dados. Uma dica é você sempre manter seu smartphone atualizado e os programas também. Leia sempre os avisos e, na dúvida, pesquise sobre o alerta e o uso da ferramenta.

Publicidade