Aplicativos roubam seus dados (e às vezes você permitiu sem saber)

Programas podem também burlar o sistema e criar base de dados

Fala, galera! Tudo bem? Vira e mexe aparecem notícias na mídia de que existem aplicativos que roubam os nossos dados e espionam tudo o que fazemos nos nossos smartphones, mas saiba que muitas das vezes você permite que isso aconteça sem nem perceber. Esse assunto é muito sério e todo cuidado é pouco, por isso vai aí um alerta.

Um dos casos mais recentes foi do FaceApp, aquele aplicativo que faz o uso da inteligência artificial para envelhecer rostos reais. Isso virou uma febre e como do dia para noite todos tinham o programa instalado em seus celulares. Assim que você baixa e acessa pela primeira vez, como de costume, aparece um aviso de que TODOS os nossos dados  serão utilizados e o acesso a eles é livre. A maioria das pessoas, naquela ansiedade por usar logo a ferramenta, não lê o aviso e passa batido.

Alguns aplicativos nem sequer pedem a permissão dos nossos dados, eles simplesmente burlam as limitações e espionam. Uma dica bacana é você ficar ligado que existem programas que de fato não precisam acessar os nossos dados, como uma ferramenta de edição de fotografia ou de música.

Eles não precisam de permissões para funcionar, por isso o importante é ler e saber o que esses avisos pedem. Você tem todo o direto de negar ou permitir os avisos que recebe. Quando pedem acesso aos seus dados sem precisar, fique ligado porque nesse caso o que eles querem é, de fato, roubar os seus dados.

Acredite se quiser, mas milhões de pessoas são afetadas todos os dias com seus roubos de dados. Uma dica é você sempre manter seu smartphone atualizado e os programas também. Leia sempre os avisos e, na dúvida, pesquise sobre o alerta e o uso da ferramenta.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Parabéns à Revista pela reportagem, pois é muito importante sabermos sobre o acesso que os aplicativos tem dos nossos dados. Hoje em dia em nossas vidas, principalmente de adolescentes, utilizamos o celular para tudo que vamos fazer, estamos sempre conectados em diversas redes e aplicativos, e muita vezes o fato deles acessarem nossos dados, acaba passando batidos e nem percebemos essa invasão de privacidade.