Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Pergunte ao Doutor Por Blog

Tomar chá verde à noite dá insônia?

A nutróloga Andréa Pereira, do Hospital Israelita Albert Einstein, responde

Por Gabrielli Menezes Atualizado em 25 fev 2017, 20h44 - Publicado em 7 dez 2016, 18h18

É comum ter o hábito de tomar um chá antes de dormir, principalmente após um jantar caprichado. Há, contudo, muitas pessoas que reclamam da falta de sono após ingerir a bebida de infusão da planta Camellia sinesis, que dá origem ao chá verde. Essa erva entra na categoria dos alimentos funcionais que são potencialmente benéficos à saúde, desde que consumidos em quantidades e horários adequados.

+ Comer de três em três horas emagrece?

Segundo a nutróloga Andréa Pereira, do Hospital Israelita Albert Einstein, o chá verde contém, além de substâncias benéficas como polifenóis e catequinas, cafeína – composto presente também no café, usualmente ingerido quando desejamos ficar acordados. “A cafeína age nos chamados ciclos circadiano e da melatonina, nos mantendo mais despertos”, explica ela.

+ Tomar água pela manhã limpa o organismo?

Mas isso não quer dizer que todas as pessoas serão afetadas da mesma forma pela bebida. “Algumas são mais sensíveis à cafeína, ficando muito mais despertas que outras. Com isso, ao tomar bebidas com cafeína à noite, acabam tendo o sono prejudicado e até insônia. Para essas pessoas, o chá verde provocará esse efeito. Portanto, embora esta seja uma bebida funcional, não deve ser usado antes de dormir por pessoas sensíveis a cafeína”, conclui.

 Por Gabrielli Menezes

Continua após a publicidade
Publicidade