Clique e assine por apenas 6,90/mês
Pergunte ao Doutor Por Blog

Quando devo trocar lençóis e toalhas?

O biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria e uma das principais autoridades em saúde pública, responde : “As toalhas usadas para secar o rosto e as mãos devem ser trocadas diariamente. É preciso ter cuidado especial com elas, pois podem servir de meio para transmitir doenças, como conjuntivite. Já as toalhas para secar […]

Por VEJA SÃO PAULO - Atualizado em 26 Feb 2017, 14h45 - Publicado em 15 Sep 2015, 17h26

sheets

O biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria e uma das principais autoridades em saúde pública, responde :

“As toalhas usadas para secar o rosto e as mãos devem ser trocadas diariamente. É preciso ter cuidado especial com elas, pois podem servir de meio para transmitir doenças, como conjuntivite. Já as toalhas para secar o corpo devem ser trocadas a cada dois dias. Após o uso, elas devem ser estendidas, por exemplo, no box do banheiro. As bactérias precisam de água para sobreviver, portanto, é importante que ela esteja sempre aberta após o uso, para que seque rápido. Nunca deve ser guardada úmida. Outro fator importante para garantir toalhas sempre limpas é lavá-las com água a 60º C por cerca de trinta minutos. A lavagem com água em temperatura normal não mata as bactérias. O ideal também é secá-las ao sol e usar ferro de passar.

+ Com qual frequência é preciso trocar a esponja da cozinha?

Continua após a publicidade

Já os lençóis devem ser trocados uma vez por semana. É importante deixar a cama arejar após se levantar. Portanto, o ideal é arrumar a cama uma hora após sair dos lençóis. Para guardar as roupas de cama, é importante passá-las no ferro e colocá-las em sacos fechados, de preferência feitos com TNT, um tecido respirável e que permite a troca de ar.”

Publicidade