Imagem Blog

Pergunte ao Doutor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Doar sangue pode causar anemia ou alguma outra doença?

Paulo Camiz, clínico geral e professor do Hospital das Clínicas de São Paulo, responde

Por Sara Ferrari Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 ago 2017, 20h11 - Publicado em 16 ago 2017, 20h08

Para realizar o ato solidário de doar sangue, é necessário seguir uma série de requisitos básicos. As normas exigidas pelo Ministério da Saúde visam a proteção do doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

Uma das condições é pesar, no mínimo, 50 quilos e retirar, no máximo, 9 mililitros de sangue por quilo. Uma pessoa com peso abaixo disso ou que apresenta alguma condição que predisponha anemia não poderá realizar a doação.

“Antes da coleta, é averiguado o nível de hemoglobina. Como o material é totalmente esterilizado, também não há risco de transmissão de nenhuma doença”, explica Paulo Camiz, clínico geral e professor do Hospital das Clínicas de São Paulo.

A hemoglobina é a responsável pelo transporte do oxigênio dentro dos glóbulos vermelhos, que constituem até 50% do sangue humano. Uma pessoa com anemia apresenta baixos níveis da molécula. A condição causa vários sintomas, como cansaço, sonolência, palidez de pele, apatia e pulso aumentado.

Continua após a publicidade

Apesar das exigências, vale ressaltar a importância dos doadores voluntários. “Doar sangue salva vidas. Imagine um hospital sem sangue disponível? As cirurgias serão canceladas, os transplantes não serão feitos ou serão adiados. E sabemos que no Brasil não há um grande estoque disponível. Assim cada um pode contribuir”, completa o especialista.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.