Imagem Blog

Quentinhas Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Bolo souza leão: um pedaço da história de Pernambuco

A origem da receita do bolo souza leão é curiosa. Conta-se que o doce cremoso e rico foi servido há um século e meio pela família Souza Leão, dona de vastos engenhos de cana na época do ciclo açucareiro, ao imperador Dom Pedro II e a sua esposa Teresa Cristina, em visita a Pernambuco. A […]

Por admin
Atualizado em 27 fev 2017, 13h14 - Publicado em 25 Maio 2011, 22h44

A origem da receita do bolo souza leão é curiosa. Conta-se que o doce cremoso e rico foi servido há um século e meio pela família Souza Leão, dona de vastos engenhos de cana na época do ciclo açucareiro, ao imperador Dom Pedro II e a sua esposa Teresa Cristina, em visita a Pernambuco.

A grande quantidade de gemas remete aos doces conventuais portugueses, enquanto que o sotaque brasileiro fica por conta da mandioca, o que faz do souza leão uma representação perfeita da época colonial – o quitute chegou até a ser estudado por Gilberto Freyre.

A aura aristocrática que ronda a receita do quitute entra até na hora de servir: tradicionalmente oferecido em ocasiões especiais, vai à mesa em louça de cristal ou porcelana. Um luxo.

Adaptada pela matriarca Fernanda Maria Monteiro Dias, a receita de bolo souza leão da Casa dos Frios foi eleita a melhor do Recife pelo júri de VEJA “Comer e Beber” em 2011. Em 2013, a Casa dos Frios foi novamente campeã, agora na categoria Melhor Empório Gourmet. Confira a receita abaixo:

A Casa dos Frios prepara o melhor bolo souza leão do Recife / Foto: Leo Caldas

A Casa dos Frios prepara o melhor bolo souza leão do Recife / Foto: Leo Caldas

Bolo souza leão da Casa dos Frios

Ingredientes:

Continua após a publicidade

5 1/2 xícaras de açúcar
2 xícaras de água fria
2 xícaras de manteiga
1 colher (chá) de sal
1 kg de massa de mandioca (puba)*
16 gemas
3 xícaras de leite de coco

Modo de preparo:

Unte uma forma redonda com manteiga e farinha.

Em uma panela, misture o açúcar e água. Leve ao fogo médio e, mexendo sempre com uma colher de pau, deixe o açúcar se dissolver.

Assim que a calda começar a ferver, pare de mexer. Tire do fogo quando estiver em ponto de fio. (Dica: para saber se está no ponto, cuidadosamente pingue uma gota de calda em um recipiente com água e estique o caramelo com os dedos. Ele deverá formar um fio que se rompe com facilidade).

Junte imediatamente a manteiga e o sal, misture e deixe esfriar.

Continua após a publicidade

Em uma tigela, coloque massa de mandioca e alternadamente vá juntando as gemas uma a uma e o leite de coco. Misture bem, acrescente a calda já fria, misture e coe três vezes em uma peneira fina.

Coloque em uma forma redonda, leve ao forno e asse em banho-maria por cerca de 50 minutos ou até ficar dourado. Espere esfriar para desenformar.

Por Ione Dias de Aguiar


* Também conhecida como massa puba, a massa de mandioca pode ser encontrada em casas do Norte. Para fazê-la, coloque um quilo de mandioca descascada em um recipiente com água e cubra com um pano. Deixe de molho até amolecer e fermentar, processo que demora de três a cinco dias. Passe no ralador e escorra bem, de modo que se forme uma farinha.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.