O Orkut “voltou”, mas há um perigo escondido na rede social

O site funciona, mas há quem acredite que a página na internet está usando a nostalgia dos usuários para roubar dados importantes

Se tem algo que os brasileiros sentem saudades, esse “algo” é o Orkut. Na manhã desta quarta (12), alguns internautas acordaram com a notícia pra lá de “empolgante” que a rede social teria voltado à ativa após ter sido desativada em 2014. A realidade, no entanto, não é tão simples assim: algum usuário inventou uma réplica do site e ele funciona — mas é preciso ter muito cuidado.

O domínio orkut.li está ativo e não possui nenhuma relação com o Google, apesar de possuir os mesmos recursos e design da antiga rede social, lançada em janeiro de 2004. No formulário de cadastro, o site faz as perguntas que o Orkut costumava fazer, exigindo até que os usuários tenham 18 anos para entrar no site. Quem tentar entrar no endereço pelos navegadores Chrome ou Safari, no entanto, encontrará uma mensagem preocupante: “Site enganoso à frente. Os invasores em www.orkut.li podem induzir você a fazer algo perigoso, como instalar um software ou revelar suas informações pessoais“, diz o recado.

O site Tecnoblog publicou uma matéria alertando para os perigos do cadastro no site: especialistas afirmam que é bom ter cautela ao usar a “nova” rede social, especialmente com recursos que têm potencial para ser perigoso, como a ferramenta que permite importar dados da sua conta do Facebook.

Não é recomendável usar o mesmo e-mail que você usa em outros serviços para fazer o cadastro. “Esta é uma má prática comum entre os usuários e, por isso, pessoas mal intencionadas de posse da sua senha no orkut.li podem fazer login com sucesso em outros serviços“, afirma a matéria — clique aqui para saber mais.

Apesar dos perigos, os internautas parecem estar entusiasmados com a novidade: até as comunidades mais populares da rede social, como “Eu odeio acordar cedo”, já estão no orkut.li. Confira a repercussão: 

Dê sua opinião: E você, o que achou do “novo” Orkut? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. jon jon goufema liames zenbin pinfen

    hahaha,quanta conta fake,meu deus,fora o site que é fake,vai lá pra ser hackeado,podem ir lá pro Orkut li,as vezes eu questiono o nível de sanidade mental de alguns neste país.Idiocracia,o filme.

  2. Anacecilia Moraes

    Eu queria meu joguinho com minhas coisas do Vila Mágica, eu gastei dinheiro nesse jogo.