Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Comentário de Paula Burlamaqui sobre macumba provoca polêmica no Encontro

"Vamos parar com preconceito ao vivo em rede nacional?", pediu uma telespectadora no Twitter após a repercussão do caso, no programa de Fátima Bernardes

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 fev 2020, 13h49 - Publicado em 28 ago 2018, 12h30

Encontro desta terça (28) recebeu o veterinário André para falar sobre animais silvestres. No bate-papo, os convidados da atração matinal da TV Globo falaram também sobre cobras e serpentes, e o medo que a população tem de encontrar esses répteis. Foi quando Eduardo Sterblitch fez um comentário sobre a associação das cobras com o demônio, um mito relacionado a religiões cristãs. 

“A religião acabou demonizando muitos animais para poder reforças a sua religião. Então, por exemplo, coruja virou coisa ruim, a cobra, o gato também…”, argumentou André.

Paula Burlamaqui, que trabalha com recuperação e resgate de animais, então falou sobre o gato preto, afirmando que o preconceito das pessoas era uma “ignorância”: “Sexta-feira 13 as protetoras até falam ‘não dê para adoção o gato preto’, porque tem muita gente que pega para fazer macumba...”, argumentou a atriz.

Fátima Bernardes, então, tentou desconversar: “Tem pessoas que, com medo, acabam maltratando o animal porque acham que está relacionado a alguma coisa…”, disse a apresentadora do Encontro.

“Não é por medo, é ruindade mesmo. Gente que maltrata animal não é medo, é ruindade!”, finalizou Paula, sendo aplaudida pela plateia — clique aqui para assistir ao momento a partir 12:18 minutos.

O problema apontado por muitos internautas foi o uso da palavra “macumba” de maneira pejorativa. No Twitter, a fala de Paula foi considerada preconceituosa: “Nós das religiões de matrizes africanas não sacrificamos gatos para rituais. Gato pertence a Exu!”, explicou uma internauta. Confira a repercussão:

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Dê sua opinião: E você, o que achou do Encontro desta terça (28)? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.