Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Internautas “investigam” Black Friday e sugerem promoções falsas

Consumidores usaram a hashtag #blackfraude para fazer reclamações

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 nov 2019, 12h57 - Publicado em 29 nov 2019, 12h44

Realizada nesta sexta (29), a Black Friday é uma data conhecida por trazer ofertas em produtos e serviços, mas também por ciladas. Posts de “Black Fraude” viralizaram no Twitter e expuseram o que seriam descontos enganosos.

Os eletrodomésticos são alguns dos itens mais concorridos nesta data, mas é preciso ficar atento às flutuações de preços. Um internauta publicou o que seria a diferença do valor de uma batedeira no site da Casas Bahia das primeiras semanas de novembro para esta sexta. O valor de 269,90 reais do início do mês teve um acréscimo de 30 reais.

Outro internauta diz ter descoberto uma diferença de 400 reais em uma máquina de lavar por meio de um site de buscas:

Continua após a publicidade

https://twitter.com/nubiaolliveira/status/1200402438714470402/photo/2

No lugar de comprar nesta quarta-feira (27), um internauta esperou para adquirir as passagens de avião e se arrependeu. Os mesmos bilhetes de ida e volta de 947,60 reais foram para 2 884,60 reais, quase 2 000 reais de aumento no site da Gol.

Continua após a publicidade

Outro caso comum na hashtag #blackfraude foi a alta taxa de entrega. Na Magazine Luiza, um ventilador que custava apenas 69,90 reais teve uma taxa de 206,87 reais de frete.

Apesar das ciladas, os clientes também aproveitaram para fazer piadas:

Continua após a publicidade

O site Reclame Aqui recebeu, desde às 11h de quarta-feira (27), 4 800 queixas de consumidores relacionadas à Black Friday, um aumento de 44% em relação ao mesmo período de 2018, quando foram registradas 3 332 reclamações. Veja abaixo as dez empresas mais reclamadas:

1) Americanas: 148;

Continua após a publicidade

2) Kabum!: 148;

3) Casas Bahia: 117;

4) Magazine Luiza: 115;

Continua após a publicidade

5) Méliuz: 109;

6)Saraiva: 109;

7) Carrefour: 94;

8) ADIDAS: 94;

9) Netshoes: 90;

10) Zee Dog: 86.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.