Imagem Blog

Notas Etílicas - Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Saulo Yassuda
O jornalista Saulo Yassuda cobre cultura e gastronomia. Faz críticas de bares na Vejinha desde 2014. Dá pitacos sobre vinhos, destilados e outros assuntos
Continua após publicidade

Bartenders de São Paulo levantam a bandeira do “orgulho nordestino”

Em Pinheiros, o evento Brega Brega Xique-Xique terá coquetéis de rum e cachaça preparados por profissionais nascidos no Nordeste em atividade na cidade

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 jan 2020, 14h45

Desconheço o número de bartenders de origem nordestina na ativa em São Paulo. Mas, pelos meus anos de balcão, sei que não são poucos. Fácil, fácil, posso listar alguns nomes. O experiente Derivan Ferreira de Souza, hoje no Blue Note, é de Cansanção, Bahia. O carismático Netinho, do Boteco Paramount, nasceu em Domingos Mourão, no Piauí. Rogerio Frajola, do Sylvester Bar, é originário de Marco, no Ceará. E por aí vai.

Neste domingo (12), alguns profissionais nordestinos que trabalham na capital se reúnem em um pé-sujo na Rua dos Pinheiros, 1255, para preparar drinques de cachaça, cachaça de jambu ou rum, por 15 reais cada um. É uma festinha chamada de Brega Brega Xique-Xique. Além de Netinho e Frajola, citados acima, aparecem no evento nomes como Michel Felício, do Pineapple Bar, Marquinhos Felix, do Fortunato Bar, e Valdemir Cabral, do Lateral, em Alphaville. Como o espaço é minúsculo, o agito deve ir até a calçada.

Frajola: bartender do Sylvester participa do evento (Romero Cruz/Veja SP)

“É um evento para reverenciar a cultura do Nordeste”, diz o organizador Leone da Silva Gonçalves,  da equipe do Sylvester Bar. “Convidamos bartenders nordestinos para fazer coquetéis com muita cachaça e rum”, diz. “Teremos também comida típica, uma barriga de porco assada, peixe assado, baião de dois… Tudo isso ao som de brega”, resume. Os pratos custam 20 reais. O evento rola das 14h às 19h.

Brega Brega Xique-Xique
Rua dos Pinheiros, 1255 (Bar do Pernambuco), Pinheiros. Domingo (12), das 14h às 19h

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.