Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Notas Etílicas Por Saulo Yassuda Dicas, novidades e observações do mundo dos bares e das bebidas

Bartenders de São Paulo levantam a bandeira do “orgulho nordestino”

Em Pinheiros, o evento Brega Brega Xique-Xique terá coquetéis de rum e cachaça preparados por profissionais nascidos no Nordeste em atividade na cidade

Por Saulo Yassuda 8 jan 2020, 14h45

Desconheço o número de bartenders de origem nordestina na ativa em São Paulo. Mas, pelos meus anos de balcão, sei que não são poucos. Fácil, fácil, posso listar alguns nomes. O experiente Derivan Ferreira de Souza, hoje no Blue Note, é de Cansanção, Bahia. O carismático Netinho, do Boteco Paramount, nasceu em Domingos Mourão, no Piauí. Rogerio Frajola, do Sylvester Bar, é originário de Marco, no Ceará. E por aí vai.

Neste domingo (12), alguns profissionais nordestinos que trabalham na capital se reúnem em um pé-sujo na Rua dos Pinheiros, 1255, para preparar drinques de cachaça, cachaça de jambu ou rum, por 15 reais cada um. É uma festinha chamada de Brega Brega Xique-Xique. Além de Netinho e Frajola, citados acima, aparecem no evento nomes como Michel Felício, do Pineapple Bar, Marquinhos Felix, do Fortunato Bar, e Valdemir Cabral, do Lateral, em Alphaville. Como o espaço é minúsculo, o agito deve ir até a calçada.

Frajola: bartender do Sylvester participa do evento Romero Cruz/Veja SP

“É um evento para reverenciar a cultura do Nordeste”, diz o organizador Leone da Silva Gonçalves,  da equipe do Sylvester Bar. “Convidamos bartenders nordestinos para fazer coquetéis com muita cachaça e rum”, diz. “Teremos também comida típica, uma barriga de porco assada, peixe assado, baião de dois… Tudo isso ao som de brega”, resume. Os pratos custam 20 reais. O evento rola das 14h às 19h.

Brega Brega Xique-Xique
Rua dos Pinheiros, 1255 (Bar do Pernambuco), Pinheiros. Domingo (12), das 14h às 19h

Continua após a publicidade
Publicidade