“Não é uma crítica ao Bolsonaro”, afirma autor de cartaz do Dead Kennedys
Pôster para turnê brasileira da banda americana circulou pela internet e foi considerado piada em relação a apoiadores do presidente
Em sua turnê de comemoração ao aniversário de 40 anos de atividades, a banda americana de punk rock Dead Kennedys virá ao Brasil. Um cartaz anunciando os shows, lançado nesta segunda-feira (22), viralizou nas redes sociais. A ilustração do artista Cristiano Suarez mostra uma família vestida com camisetas que lembram o uniforme da Seleção Brasileira de futebol, segurando armas e com rostos similares ao de palhaços.
A imagem repercutiu como uma crítica explícita aos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Segundo Suarez, no entanto, a ideia não foi atacar esse público em específico, nem ao político. “A arte é interpretativa, se a carapuça serviu, não fica no meu controle”, diz. “Eles são uma banda conhecida por ser irônica, atiram para todos os lados contra a população conservadora dos EUA, tiram sarro de programa de TV, criticam religiões. Tudo isso está no desenho.”
O processo de criação durou cerca de três semanas. O trabalho traz diversas referências a músicas do Dead Kennedys. “Adaptei as críticas presentes nas letras à realidade brasileira”, explica. “Nossa alta sociedade não gosta dos pobres, o que é parecido com a temática da música Kill The Poor. A favela em chamas ao fundo representa isso.”
Outra inspiração foi a questão armamentista, também presente no desenho. “É uma crítica a isso, de achar que o exército é a solução, como na intervenção do Rio de Janeiro.” Já a presença da maquiagem de palhaço na família se vê relacionada com outra canção do Dead Kennedys. “Eles criticam o palhaço Bozo e os americanos em Rambozo The Clown.”
A camisa da Seleção Brasileira é outro ponto abordado. “As pessoas vão protestar com camisa de time de futebol, algo cômico”, acredita Suarez. A família da imagem usa ainda uma faixa com o símbolo da Ação Integralista Brasileira, movimento de inspiração fascista fundado por Plínio Salgado nos anos 30.
O artista
Natural de Palmeiras dos Índios, município do interior de Alagoas, Suarez é fã do Dead Kennedys desde a adolescência. Apaixonado por desenho, mudou-se para Maceió, onde vive até hoje, para tentar algo que envolvesse a atividade. Acabou se formando em publicidade e propaganda em 2013.
Hoje, aos 32 anos, realizou trabalhos para mais de 25 países. Entre seus clientes, aparecem marcas como a Absolut Vodka, além de bandas como Ratos de Porão e Natiruts. No ano passado, ele foi incluído na lista dos melhores ilustradores do mundo pela revista austríaca Lürzer’s Archive.
“Não esperava toda essa repercussão”, conta. Feliz com a promessa de um pôster autografado pelo conjunto americano, ele tem como objetivo ir a um dos shows. “Eles não vêm para o nordeste, mas até brinquei com a produtora que depois dessa viralização deveria ganhar ingresso”, diverte-se.