Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Miguel Por Miguel Barbieri Jr. Fique por dentro das melhores dicas de filmes e séries.

Thiago Mendonça conta como foi interpretar Renato Russo no cinema

Thiago Mendonça. Se você não ligou o nome à pessoa, te dou duas dicas. No cinema, ele interpretou o cantor sertanejo Luciano no longa-metragem de sucesso 2 Filhos de Francisco. Na TV, brilhou como Bernardinho, na novela Duas Caras (2007-2008). Agora, o ator dá corpo, voz e alma para reviver Renato Russo na cinebiografia Somos […]

Por Miguel Barbieri Jr. - Atualizado em 27 fev 2017, 10h55 - Publicado em 4 Maio 2013, 10h00

Thiago Mendonça. Se você não ligou o nome à pessoa, te dou duas dicas. No cinema, ele interpretou o cantor sertanejo Luciano no longa-metragem de sucesso 2 Filhos de Francisco. Na TV, brilhou como Bernardinho, na novela Duas Caras (2007-2008). Agora, o ator dá corpo, voz e alma para reviver Renato Russo na cinebiografia Somos Tão Jovens, em cartaz nos cinemas.

Como foi parar em Somos Tão JovensQuem sugeriu meu nome foi a mulher do Dado Villa-Lobos. Ela me viu na novela Duas Caras e falou para o diretor, Antonio Carlos da Fontoura. Eu tinha 16 anos quando Renato Russo morreu e posso dizer que, sim, escutava e escuto muito Legião Urbana.

Foi difícil fazer o papel de um cantor sem nunca ter cantado profissionalmente? O processo de preparação durou três meses. Fiz muitas aulas de canto com o Carlos Trilha, que trabalhou com a Legião Urbana e produziu os dois CDs solos do Renato. Foi fundamental que ele me deixasse à vontade e, da primeira vez que eu cantei, gostei da minha voz. Mas ainda não tinha o timbre do Renato. Foi o Fernando Morello, que trabalhou com o Trilha, que sugeriu que eu cantasse como Elvis Presley ou Jerry Adriani, que foram as influências musicais do Renato.

Depois dessa experiência, deu vontade de voltar a cantar? Sabe que tenho até vontade de gravar um disco? Eu descobri que sei cantar!!!É claro que no repertório teria algo de Renato Russo. Mas acho que nada muito conhecido. Escolheria, por exemplo, Fátima, que o Capital Inicial gravou, mas o Renato, não. Também arriscaria cantar algo em inglês.

Está gostando deste post? Então curta a página do meu blog no Facebook e tenha mais informações sobre cinema

Qual foi a maior emoção de viver Renato Russo? Tem uma cena especial. Estou no palco cantando Ainda É Cedo e o filho do Dado Villa-Lobos toca guitarra atrás de mim e faz um sinal de aprovação. Foi emocionante demais!

Continua após a publicidade

Thiago Mendonça como Renato Russo: na cena, canta Eduardo e Monica

Você interpreta o Renato durante muitos anos. Como foi a transformação física? O papel vai dos 15 aos 24 anos – e eu tinha 31 quando filmei. Mas havia um truque para parecer mais jovem: eu colocava o rosto numa bacia com gelo para parecer mais jovial (risos)… e dava certo.

Sentiu algum tipo de censura ou reprovação por parte da mãe e da irmã de Renato? Tem uma história bacana sobre isso. Eu falo inglês, mas minha pronúncia não era perfeita. Renato era professor de inglês e eu precisava falar corretamente. Sabe quem me ajudou? A Carmem, irmão do Renato, que também dá aulas. Ela e a mãe me deram muitas dicas de como ele era, como agia e falava, mas, em nenhum momento, senti uma interferência negativa da parte delas.

Após 2 Filhos de Francisco, você fez um grande sucesso como o Bernardinho na novela Duas Caras. Por que sumiu da TV? Depois da novela, recebi vários prêmios de ator revelação. Em seguida, fiz uma participação na minissérie Dalva e Herivelto, com a Adriana Esteves e o Fábio Assunção. Eu era o filho deles, Billy. Fiquei quatro anos contratado da Rede Globo e nunca mais fui chamado para nenhum outro papel. Jamais soube o motivo. Pelo menos, o dinheiro que recebia pagava meu aluguel.

http://youtu.be/9_pgN0sTmrY

Gostou deste post? Então curta a página do meu blog no Facebook e tenha mais informações sobre cinema

Continua após a publicidade
Publicidade