Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Miguel Por Miguel Barbieri Jr. Fique por dentro das melhores dicas de filmes e séries.

Rolling Thunder Revue tem valor histórico, mas é para fãs de Bob Dylan

O documentário está disponível na Netflix

Por Miguel Barbieri - 4 Jul 2019, 15h44

Bob Dylan é unanimidade? Confesso que admiro seu repertório, suas interpretações intensas e sua extensa carreira de compositor e cantor. Mas nunca fui, realmente, fã. Mas, sim, sou fã do diretor Martin Scorsese e foi isso, sobretudo, que me levou a assistir ao documentário, na Netflix, Rolling Thunder Revue – A Bob Dylan Story by Martin Scorsese.

Preste atenção ao subtítulo. Trata-se de “uma história de Bob Dylan por Martin Scorsese”. Isso quer dizer que o realizador mistura cenas reais com depoimentos falsos e verdadeiros no longa-metragem que, junto de Democracia em Vertigem (também da Netflix), já entrou para lista do jornal The New York Times como um dos melhores do ano. Acho um exagero.

Rolling Thunder Revue só reforça a aura mítica e os mistérios em torno de Bob Dylan. Martin Scorsese mostra a turnê (real) que o compositor de Blowin’ in the Wind realizou entre 1975 e 1976 por pequenas cidades dos Estados Unidos e do Canadá. Joan Baez, os escritores Allen Ginsberg e Sam Shepard, entre outros, o acompanharam em viagens de ônibus.

Joan Baez é companhia constante de Dylan Divulgação/Netflix

Para quem gosta do repertório de Dylan, há doze canções na íntegra. Os fãs dos registros realistas, porém, podem se incomodar com a alternância entre o que é falso (o depoimento da atriz Sharon Stone, por exemplo) e o que é verdadeiro, como a homenagem feita ao boxeador Rubin Carter em Hurricane. Tem sua importância histórica e um incrível garimpo de imagens, mas, como resultado final, me deu a impressão que é um registro que só os fãs de Dylan vão aprovar.

Continua após a publicidade

Quer me seguir nas redes sociais? Anote!

Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr. 

 

Publicidade