Clique e assine por apenas 5,90/mês
Blog do Miguel Por Miguel Barbieri Jr. Fique por dentro das melhores dicas de filmes e séries.

Jack Nicholson: um documentário revelador e 14 filmes do astro no streaming

Além do registro sobre sua vida e carreira, saiba onde encontrar seus melhores trabalhos, como em A Difícil Arte de Amar, disponível no Amazon Prime Video

Por Miguel Barbieri - Atualizado em 8 out 2020, 13h12 - Publicado em 8 out 2020, 13h03

O que é bom dura pouco. É assim que se chega à conclusão ao término do documentário Dr. Jack e Mr. Nicholson, disponível no Globoplay. Dirigido pela francesa Emmanuelle Nobécourt, o filme, de 53 minutos, passa a limpo a carreira do grande Jack Nicholson, hoje aposentando do cinema e com 83 anos.

Além de retratar suas três vitórias no Oscar (melhor ator em Um Estranho no Ninho e Melhor É Impossível, e coadjuvante em Laços de Ternura), a realizadora vai atrás do passado pessoal do artista, que, por exemplo, cresceu acreditando que seus avós eram seus pais. Já em Hollywood, para tentar a carreira de ator, foi dispensado por ser calvo e “feio”. Até que o diretor Roger Corman lhe deu um papel em A Loja dos Horrores, de 1960, e, nove anos depois, Nicholson foi a grande revelação de Sem Destino, o icônico hit da geração hippie. O astro, para se ter uma ideia, trabalhou sob o comando de diretores célebres como Polanski (Chinatown), Kubrick (O Iluminado), John Huston (A Honra do Poderoso Prizzi) e Babenco (Ironweed), além de ter sido o memorável Coringa de Batman, de Tim Burton. Globoplay.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

Confira abaixo alguns trabalhos emblemáticos do astro e onde encontrar os filmes nas plataformas digitais.

A Difícil Arte de Amar > A diretora e roteirista Nora Ephron expõe a própria história. Rachel (Meryl Streep) escreve para uma revista e se casa com um jornalista (Nicholson), inspirado em Carl Bernstein (do caso Watergate). Até que descobre as traições do marido. Amazon Prime Video.

Profissão: Repórter > Ao fazer uma reportagem no norte da África, um jornalista se pega numa crise existencial. Decide, então, assumir a identidade de um morto. Nicholson filmou, em 1975, com o italiano Michelangelo Antonioni e dividiu a cena com Maria Schneider. Belas Artes à la Carte.

Melhor É Impossível > Foi o terceiro (e último) Oscar que Nicholson recebeu, aqui na pele de Melvin Udall, um escritor com transtorno obsessivo-compulsivo. Arredio às pessoas, tem como alvo de seu sarcasmo uma garçonete e um artista gay. HBO GO, NOW, Claro Video e Google Play.

O Iluminado > Nicholson apavorou a esposa, o filho e as plateias do mundo todo na década de 80 na pele do zelador de um hotel isolado nas montanhas, durante um rigoroso inverno. Uma melhores atuações do astro e um dos melhores filmes de terror e de Stanley Kubrick. HBO GO, NOW, Looke, Google Play e AppleTV+.

Um Estranho no Ninho > Um presidiário é transferido para um hospital psiquiátrico e, por ter um comportamento rebelde, vai passar por uma transformação nas mãos de um enfermeira durona. Primeiro Oscar da carreira de Nicholson no filme dirigido por Milos Forman em 1975. Amazon Prime Video. 

Alguém Tem que Ceder > Na comédia romântica, Nicholson interpreta um executivo que namora uma garota muito jovem e, ao conhecer a mãe dela (Diane Keaton), fica dividido entre dois amores. Looke. 

Batman > O Homem-Morcego, interpretado por Michael Keaton, vai enfrentar o astuto Coringa, na memorável atuação de Nicholson. Tim Burton é o diretor.  HBO GO, Looke e Google Play.

Continua após a publicidade

Chinatown > Roman Polanski embarcou, com sucesso, no gênero noir neste policial de 1974. A trama se passa na Los Angeles de 1937 e enfoca a investigação de um detetive particular (Jack Nicholson) às voltas com a infidelidade conjugal do chefe do Departamento de Águas e Energia. Google Play, AppleTV+ e Telecine Streaming.

Os Infiltrados > Leonardo DiCaprio é um policial que se infiltra na rede de crimes comandada por um mafioso, papel de Nicholson. Martin Scorsese dirige o filme, vencedor de quatro prêmios no Oscar. Looke, Google Play e AppleTV+.

Sem Destino > O filme que marcou a geração hippie, em 1969, traz Dennis Hopper e Peter Fonda como dois motoqueiros em viagem pelas estradas americanas. Nicholson faz uma participação especial que acabou lhe rendendo elogios e convites para ser protagonista de futuros filmes. Telecine Streaming, Google Play e AppleTV+.

As Confissões de Schmidt > Extraído do livro de Louis Begley, Schmidt é um idoso ranzinza (que Nicholson faz com maestria) que tem de lidar com a morte da esposa e a aposentadoria. Decide, então, fazer as pazes com a filha e viajar para o casamento dela. HBO GO. 

Antes de Partir > Carter Chambers (Morgan Freeman) têm câncer em estágio avançado e, no hospital, conhece Edward Cole (Nicholson), um milionário que também está doente. Eles, então, ficam amigos e decidem aproveitar o tempo de vida que resta. Netflix. 

Tratamento de Choque > Nicholson investiu na comédia interpretando o doutor Buddy Rydell, que tem métodos pouco ortodoxos para tratar pacientes. Quem cai em suas mãos é um empresário (Adam Sandler) que, embora pacato, foi condenado por ter perdido a paciência e causado um incidente. Telecine Streaming e Claro Video

Duelo de Gigantes > O duelo de gigantes aqui envolveu Nicholson e Marlon Brando num faroeste sobre um matador de cavalos que encontra em seu caminho um homem disposto a enfrentá-lo. Telecine Streaming.

Quer me seguir nas redes sociais? Anote: 

Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr. 

 

Continua após a publicidade
Publicidade