Clique e assine por apenas 5,90/mês
Blog do Miguel Por Miguel Barbieri Jr. Fique por dentro das melhores dicas de filmes e séries.

5 filmes imperdíveis sobre gastronomia para devorar com os olhos

O editor sênior e crítico de restaurantes Arnaldo Lorençato propõe uma seleção de cinco produções para abrir o apetite

Por Miguel Barbieri - Atualizado em 12 jun 2020, 19h16 - Publicado em 5 jun 2020, 11h06

O editor sênior e crítico de restaurantes Arnaldo Lorençato propõe uma seleção de cinco filmes para abrir o apetite. Três dessas preciosidades não estão disponíveis em streaming. Aparelho praticamente aposentado, o DVD ajuda a conhecer ou matar a saudade dessas obras. Confira:

Divulgação/Veja SP

Tampopo, os Brutos Também Comem Espaguete

Existe um rámen perfeito? Descobrir essa fórmula é a saga da cozinheira Tampopo, protagonista desta comédia dirigia por Juzo Itami em 1985. Ela tenta copiar os segredos de restaurantes conceituados com a ajuda de um caminhoneiro misterioso. DVD à venda no Mercado Livre.

Divulgação/Veja SP

Julie & Julia

Cozinhar toda noite uma receita de Julia Child, a maior representante da culinária francesa nos Estados Unidos, e registrar tudo em um blog era a proposta de Julie Powell para tornar sua vida menos tediosa. A autora transformou essa experiência em livro, adaptado por Nora Ephron para o cinema em 2009. O que seduz é a formidável interpretação de Meryl Streep como a Julia que cursa Le Cordon Bleu em Paris e se torna celebridade da TV pública americana. HBO Go, Looke e NOW.

Divulgação/Veja SP

A Festa de Babette

Em vez de pecado, a gula é um prazer sublime nesta película do dinamarquês Gabriel Axel, adaptada em 1987 do conto de sua conterrânea Karen Blixen e vencedor do Oscar de filme estrangeiro. Depois de escapar de uma França politicamente tumultuada, a cozinheira do Café Anglais, um dos mais famosos de Paris no século XIX, refugia-se numa aldeia da Dinamarca. Ali, mostra aos habitantes, muito religiosos, que a vida à mesa é muito mais do que a papa de pão na cerveja com a qual costumam se alimentar. A epifania gastronômica se dá quando Babette ganha um prêmio com um bilhete de loteria e torra a grana para preparar um jantar com requintes como a codorna no sarcófago. Um filme com ótimas interpretações, em especial da protagonista, Stéphane Audran. DVD à venda na Amazon.

Continua após a publicidade
Divulgação/Veja SP

O Jantar

Um dos maiores gênios do cinema, o italiano Ettore Scola brindou o público com obras-primas. Feio, Sujos e Malvados, Um Dia Muito Especial, O Baile. Mas é a sensibilidade com que concebeu O Jantar (1998) que mais me encanta. Toda ação passa-se dentro do restaurante de Fanny Ardant. Entre os pratos que circulam pelas mesas, assistem-se a dramas familiares, a paixões fulminantes, à serenidade de um professor veterano interpretado por Vittorio Gassman, que só come arroz. Um prato cheio de emoção na bandeja do mestre Scola. DVD à venda na Livraria Travessa.

Divulgação/Veja SP

Ratatouille

Pura diversão, esta animação da Pixar de 2007 virou um clássico. Conta a história do rato Remy, que sonha em se tornar chef de um restaurante. Ele ajuda o cozinheiro estreante Linguini, escondido no gorro do rapaz e puxando seus fios de cabelo, a se dar bem no fogão. O jovem vai precisar muito do amigo e passa um tremendo nervoso quando recebe a visita de Anton Ego, um temido crítico de gastronomia. GloboPlay.

+ Assine a Vejinha a partir de 6,90

Quer me seguir nas redes sociais? Anote! 

Facebook: Miguel Barbieri Jr. 
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: miguel barbieri jr 

Continua após a publicidade
Publicidade