Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Miguel Por Miguel Barbieri Jr. Fique por dentro das melhores dicas de filmes e séries.

David Lynch: um ótimo documentário e onde encontrar os filmes do diretor

Coração Selvagem, de 1990, é estrelado por Nicolas Cage e Laura Dern

Por Miguel Barbieri - 29 jul 2020, 16h09

Além de um ótimo documentário sobre David Lynch, há alguns dos melhores filmes do diretor nas plataformas digitais. Confira abaixo.

David Lynch — A Vida de um Artista > Quase sempre acompanhado do cigarro e de sua pequena filha, que perambula pelo quintal da casa e pelo ateliê, David Lynch vai criando obras de arte em telas de texturas variadas. Assim como a filmografia do realizador, o documentário foge do convencional. Com narração em off, Lynch relembra sua infância, adolescência e juventude. Do aluno que odiava estudar aos recorrentes pesadelos sombrios, ele queria virar artista plástico na Filadélfia da década de 60. Casou muito cedo e foi pai aos 23 anos, da futura cineasta Jennifer Lynch (Encaixotando Helena). Com a família, mudou-se para Los Angeles após ser aceito numa prestigiada escola de cinema. Enquanto seu casamento chegava ao fim, dava os primeiros passos para virar um diretor de renome ao dirigir seu primeiro longa-metragem, Eraserhead. Eis então que Lynch coloca um ponto final na sua trajetória, a partir daí conhecida de seus fãs. Ou seja: o documentário serve como uma investigação de seu passado e de sua prodigiosa mente, capaz de criar filmes excêntricos como Veludo Azul (1986) e Império dos Sonhos (2006). Eu vi NOW, mas tem também no Google Play e Apple TV+.

Os filmes do diretor disponíveis nas plataformas digitais

Eraserhead > Por incrível que pareça, é o filme preferido de Lynch. E há motivos para isso. Em seu primeiro longa-metragem, o diretor já expunha conceitos estéticos sem se importar com o sucesso comercial. Na história de um pai solteiro que cria um ser monstruoso, o realizador dava os primeiros passos no universo fantástico que deu o tom à sua obra. Telecine streaming.

Veludo Azul > Jeffrey Beaumont (Kyle MacLachlan) encontra uma orelha num terreno baldio e, a partir daí, se envolve numa trama de suspense noir, que tem como protagonistas uma cantora (papel de Isabella Rossellini) e um sádico viciado em drogas (Dennis Hopper). Foi a primeira de muitas parcerias de Lynch com o compositor Angelo Badalamenti. Looke e Apple TV+.

Coração Selvagem > Ligado na adrenalina máxima, Lynch adaptou o livro de Barry Gifford, que enfoca o tumultuado relacionamento de um casal, interpretado por Nicolas Cage e Laura Dern. Eles vivem em fuga, já que a mãe dela (Diane Ladd, indicada ao Oscar), que é contra o relacionamento, contratou capangas para matá-lo. NOW, Apple TV+ e Google Play.

Continua após a publicidade

Duna > Lynch ficou tão desgostoso com o resultado que nunca mais se envolveu numa superprodução. Problemática, a ficção científica mostra o exílio de uma família, a mando de um imperador, para um árido planeta chamado Duna. Haverá uma nova versão, prevista para este ano, com Timothée Chalamet e Zendaya. Telecine Streaming e Amazon Prime Video.

Quer me seguir nas redes sociais? Anote! 

Facebook: Miguel Barbieri Jr. 
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: miguel barbieri jr 

 

 

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade