Além de Uma Linda Mulher e Esqueceram de Mim, conheça outros filmes lançados em 1990

Foi um sucesso o post que fiz com a foto do reencontro do elenco de Uma Linda Mulher, após 25 anos do lançamento do filme. Por isso, fui atrás de outros filmes de 1990 e fiquei pasmo com a quantidade de longas-metragens bons e/ou importantes. Se você pensa que sequências de sucessos, como as aventuras […]

Foi um sucesso o post que fiz com a foto do reencontro do elenco de Uma Linda Mulher, após 25 anos do lançamento do filme. Por isso, fui atrás de outros filmes de 1990 e fiquei pasmo com a quantidade de longas-metragens bons e/ou importantes.

Se você pensa que sequências de sucessos, como as aventuras de Homem de Ferro ou X-Men, é algo que ocorre nos últimos anos, dá uma olha nas continuações que foram lançadas em 1990: O Poderoso Chefão III, Robocop 2, Duro de Matar 2, Predador 2, De Volta para o Futuro III, Rocky V, Troll 2, Gremlins 2, Brinquedo Assassino 2, A História sem Fim 2, O Exorcista III, O Massacre da Serra Elétrica 3, 48 Horas – Parte 2, Olha Quem Está Falando Também, Comando Delta 2, Maniac Cop 2 e Basket Case 2. Ufa! São dezoito filmes num só ano.

1990, porém, não viveu apena disso. Listei abaixo alguns filmes que, de alguma maneira, me chamaram a atenção – seja pela qualidade ou pela falta de qualidade que alguns apontaram na época. Embora já bem grandinho, não me lembro de ter visto todos eles no cinema. Talvez tenha recuperado algum em vídeo, algum tempo depois. E você: tem algum filme marcante de 1990 que eu deixei de fora da lista?

Esqueceram de Mim – A parceria do diretor Chris Columbus com o ator mirim Macaulay Culkin rendeu uma das melhores “sessões das tarde” da história.

Esqueceram de Mim: a típica "sessão da tarde"

Esqueceram de Mim: a típica “sessão da tarde”

Os Bons Companheiros – Martin Scorsese e Robert De Niro numa dobradinha sobre mafiosos que só eles sabem fazer.

Dança com Lobos – O bonitão Kevin Costner provou que, além de bom ator, tinha talento como cineasta e, não à toa, ganhou o Oscar de melhor filme e direção, entre outras estatuetas.

Dança com Lobos: melhor filme e diretor, para Kevin Costner

Dança com Lobos: melhor filme e diretor, para Kevin Costner

Edward, Mãos de Tesoura – O primeiro encontro do diretor Tim Burton com o futuro astro Johnny numa comédia excêntrica que virou cult.

Ghost – O grande sucesso de 1990 promoveu Demi Moore a estrela do primeiro time num romance espírita onde a comediante Whoopi Goldberg roubava a cena.

Ghost, com Patrick Swayze, promoveu Demi Moore a estrela

Ghost, com Patrick Swayze, promoveu Demi Moore a estrela

O Vingador do Futuro – Efeitos visuais surpreendentes (até hoje) nesta ficção científica estrelada por Arnold Schwarzenegger e com participação de Sharon Stone, pré-Instinto Selvagem.

Dias de Trovão – Nada de muito especial nesta aventura sobre um corredor de carros… mas foi o filme em que Tom Cruise conheceu sua futura esposa, Nicole Kidman.

Dias de Trovão: o primeiro encontro no cinema de Nicole Kidman e Tom Cruise

Dias de Trovão: o primeiro encontro no cinema de Nicole Kidman e Tom Cruise

Nikita – O francês Luc Besson já era conhecido na França, mas foi com Nikita que o diretor atravessou as fronteiras.

Louca Obsessão – O filme só foi lançado no Brasil porque Kathy Bates ganhou o Oscar de melhor atriz. O mundo descobriu o talento de Kathy Bates… e Misery (seu título original) entrou para a história como um dos melhores suspenses de todos os tempos.

Quase ninguém sabia quem era Kathy Bates... até ver Louca Obsessão

Quase ninguém sabia quem era Kathy Bates… até ver Louca Obsessão

Darkman – Sam Raimi, que posteriormente virou o melhor diretor da cinessérie Homem-Aranha, já demonstrava ser um cineasta criativo nesta mistura de aventura, terror e comédia, sua especialidade.

Hamlet – Mel Gibson tentou se livrar do estigma de ator de fitas de ação interpretando o protagonista desta versão de Franco Zeffirelli para a tragédia de Shakespeare.

Mel Gibson investindo em Shakespeare na tragédia Hamlet

Mel Gibson investindo em Shakespeare na tragédia Hamlet

Convenção das Bruxas – Anjelica Huston bancando a vilã num divertido filme infantil de meter medo nas criancinhas.

Os Imorais – Stephen Frears no auge da carreira convidando Anjelica Huston, John Cusack e Annette Bening para uma trama de trapaças e traições.

Anjelica Huston, John Cusack e Annette Bening em Os Imorais

Anjelica Huston, John Cusack e Annette Bening em Os Imorais

Estamos Todos Bem – Em alta depois de Cinema Paradiso, o diretor italiano Giuseppe Tornatore realizou outro belo e comovente drama, estrelado por Marcello Mastroianni.

Mais e Melhores Blues – Em alta após o sucesso de Faça a Coisa Certa, o diretor Spike Lee marcou mais um gol com esta incursão no mundo da música.

Leia também:

Conheça o elenco de A Bela e a Fera, produção da Disney inspirada no desenho animado

Saiba quem é o seleto time de atores que ganha 20 milhões de dólares (ou mais) por filme

Julia Roberts revela que final de Uma Linda Mulher seria outro. E infeliz!

Assista ao primeiro trailer legendado de 007 contra Spectre

Quer ter informações diárias sobre cinema? Então venha curtir a página do meu blog no Facebook. E me siga no Twitter! 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s