Quem era melhor: Jeannie ou A Feiticeira?

Seus poderes sobrenaturais nos divertem há mais de cinquenta anos

Na década de 1960, seriados de comédia eram a maior audiência nas TVs, tanto aqui no Brasil, quando em seu país de origem, geralmente os Estados Unidos. Nessa época, com temas familiares já explorados à exaustão pelos roteiristas, surgiu um novo estilo de comédia: aquelas envolvendo personagens sobrenaturais, fora da normalidade que as sitcoms (comédias de situação) tradicionais já haviam mostrado por tanto tempo e com tanta competência.

São desse estilo as inesquecíveis Os Monstros e a Família Addams, que eram concorrentes e estrearam quase ao mesmo tempo, Meu Marciano Favorito, um precursor do Alf – o ETeimoso, e as amadas Jeannie é um Gênio e A Feiticeira.

A bruxinha Samantha surgiu primeiro, em 1964, e fez tanto sucesso que a concorrência logo encomendou uma série do mesmo tipo ao conhecido escritor Sidney Sheldon, e aí, um ano depois, veio a atrapalhada gênia Jeannie acabar com o sossego de seu amo, o Capitão, e depois Major Anthony Nelson.

Preparei uma comparação das duas séries, que em essência tinham os mesmos elementos. Os quesitos vão desde “parentes malucos” até “longevidade”. Divirta-se com a comparação entre essas duas paixões mundiais. A propósito, de qual delas você gosta mais?

 

Premissa

A Feiticeira: Uma linda e jovem bruxa conhece um rapaz mortal por quem se apaixona. Eles se casam ainda no primeiro episódio, antes que ele saiba sobre os poderes dela. Cheio de regras morais, o rapaz proíbe sua esposa de usar seus dons, e a convivência dos dois é o fio condutor para diversas situações engraçadas, principalmente porque a mãe dela odeia o rapaz.

Jeannie é um Gênio: Um astronauta cai numa ilha deserta, onde encontra uma garrafa com uma gênia que estava aprisionada por milhares de anos. Ele a liberta e deixa a garrafa por lá quando é resgatado, mas ela se apaixonou por ele e o segue até sua casa, onde a convivência dos dois provoca situações engraçadas.

 

Atrizes

A Feiticeira: Elizabeth Montgomery nasceu em 1933 e desde os anos 50 já fazia cinema e televisão. Foi convidada em diversas séries de sucesso, como Além da Imaginação. Ela teve mais de 200 participações em séries e filmes nos anos 50 e 60. Depois da série, fez principalmente filmes para a TV. Ela morreu em 2005, vítima de câncer do cólon.

Jeannie é um Gênio: Barbara Eden nasceu em 1931 e também fez diversos filmes e séries de TV antes da série que a consagrou. Uma de suas mais conhecidas participações é no filme de cinema Viagem ao Fundo do Mar, precursor da série de TV. Ela continua atuando até hoje, inclusive em produções animadas, onde dá a voz a diversos personagens.

Elizabeth Montgomery e Barbara Eden

Elizabeth Montgomery e Barbara Eden (Reprodução/Veja SP)

 

Parentes malucos

A Feiticeira: Samantha tem toda sorte de parentes, todos eles feiticeiros e todos dando “pitacos” em sua vida com um mero mortal, a começar pela mãe, Endora, que não consegue engolir o comportamento mandão e retrógrado do genro. A Tia Clara é uma bruxa doce e meio destrambelhada que coleciona maçanetas, e já é bem velhinha, por isso seus poderes falham de vez em quando. O Tio Arthur é um brincalhão incorrigível que não consegue se conter em pregar peças nos outros, principalmente no pobre marido de Samantha, James. Isso só pra mencionar alguns.

Jeannie é um Gênio: Os parentes de Jeannie quase não aparecem, apenas a irmã má (veja tópico abaixo) e sua mãe dão as caras em alguns poucos episódios.

 

Gêmea do mal

A Feiticeira: Samantha tem um prima idêntica a ela, Serena (interpretada pela própria atriz), morena e cheia de energia, sempre “na onda”, como se dizia naqueles tempos. Serena assume o lugar de Samantha às vezes, com ou sem autorização, causando situações impensadas. Ela não é essencialmente má, mas seu comportamento inconsequente irrita a prima.

Jeannie é um Gênio: Jeannie tem uma irmã gêmea morena chamada… Jeannie (todas as gênias se chamam Jeannie), e que também é interpretada pela própria atriz. Mas a irmã morena é ardilosa e cheia de más intenções, e quer a todo custo roubar o amo Major Nelson para ela.

A prima Serena e a irmã má de Jeannie

A prima Serena e a irmã má de Jeannie (Reprodução/Veja SP)

 

Amigos que conhecem o segredo

A Feiticeira: O maior amigo de James é seu chefe Larry Tate, mas este nem imagina que Samantha seja uma bruxa. A vizinha enxerida Sra. Kravitz vive bisbilhotando a casa de Samantha e tem certeza que ela é algo fora do comum, mas nunca conseguiu provar nada.

Jeannie é um Gênio: O melhor amigo de Tony Nelson é seu colega Roger Healey. No início da série ele não sabia sobre Jeannie, mas já no final da primeira temporada, ele descobre tudo. O Dr. Alfred Bellows, psiquiatra da Base Aérea, sabe que algo estranho existe com relação ao Major Nelson, mas nunca conseguiu provar nada.

 

Longevidade

A Feiticeira: Foram oito temporadas, de 1964 a 1972, com 254 episódios no total.

Jeannie é um Gênio: Foram cinco temporadas, de 1965 a 1970, com 139 episódios no total.

 

Dublagem brasileira

A Feiticeira: A dublagem foi feita pelo estúdio AIC São Paulo. Samantha foi dublada por Nícea Soares nas duas primeiras temporadas, quando a série era em preto&branco, e por Rita Cléos nas demais. A voz de James era de Sérgio Galvão, depois Gervásio Marques e ainda Olney Cazarré até a temporada 5. Quando o marido de Samantha passou a ser interpretado por outro ator, seu dublador também mudou: passou a ser Osmiro Campos.

Jeannie é um Gênio: A dublagem também é da AIC São Paulo. Líria Marçal fez a voz de Jeannie em toda a série, e o Major Nelson foi feito pelo dublador Emerson Camargo na primeira temporada e por Flávio Galvão nas restantes.

DVDs lançados no mercado brasileiro

DVDs lançados no mercado brasileiro (Reprodução/Veja SP)

 

Curiosidades

A Feiticeira: Diversos personagens tiveram seus atores e atrizes trocados durante a série, sem maiores explicações ao público. As mais notadas foram as trocas de James Stephens da quinta para a sexta temporada e da vizinha Sra. Kravitz, da segunda para a terceira. Dick York, que interpretava James, teve um problema de saúde e foi substituído por Dick Sargent. Já Alice Pearce, que fazia a Sra. Kravitz, morreu no final da segunda temporada e foi substituída por Sandra Gould.

Jeannie é um Gênio: O umbigo da gênia Jeannie nunca aparecia na série, apesar de suas roupas sumárias. Para não erotizar uma comédia de classificação livre, os produtores preenchiam o umbigo da atriz Barbara Eden com massa e uma boa dose de maquiagem.

 

Desenhos animados

A Feiticeira: A abertura da série em desenho animado foi feita pelos estúdios Hanna-Barbera, que tinham os direitos sobre a série para criar um desenho animado depois. Esse projeto nunca saiu do papel, mas Samantha e James fizeram uma participação especial em um episódio dos Flintstones.

Jeannie é um Gênio: Jeannie teve sua própria série animada feita pela Hanna-Barbera em 1973. Seu amo, ao invés de um astronauta, era um surfista. A dublagem brasileira manteve a mesma Líria Marçal para a voz de Jeannie.

James e Samantha em Os Flintstones, e o desenho animado Jeannie

James e Samantha em Os Flintstones, e o desenho animado Jeannie (Reprodução/Veja SP)

 

Filmes

A Feiticeira: Em 2005, Nicole Kidman viveu no cinema a feiticeira casada com um mortal. O filme, que mostrava a gravação de uma série de TV chamada A Feiticeira, ficou muito aquém das expectativas, infelizmente, principalmente graças a desengonçada atuação de Will Ferrell.

Jeannie é um Gênio: Jeannie teve dois filmes para a TV feitos depois do término da série. Em 1985 saiu Jeannie é um Gênio 15 Anos Depois, e em 1991 foi a vez de Jeannie Ainda é um Gênio. Apesar da volta da maioria do elenco original, Larry Hagman se recusou a voltar ao papel do Major Nelson, sendo substituído por Wayne Rogers no primeiro filme.

 

 (Reprodução/Veja SP)

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s