Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Jogue os primeiros videogames do Brasil neste sábado (16) no MIS

Mostra apresenta novo documentário sobre o assunto e consoles antigos à disposição dos visitantes

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 set 2017, 17h54

No sábado, 16, o MIS abre as portas para o passado. Nesse dia se dá o lançamento oficial do documentário 1983: o Ano dos Videogames no Brasil, exibido no confortável auditório do museu. Ao mesmo tempo, consoles daquela época estarão disponíveis para que as pessoas joguem e sintam a mesma emoção de quem presenciou essa revolução, ao encarar os primeiros aparelhos do tipo por aqui, no início da década de 80.

O documentário foi feito com fundos arrecadados por meio de financiamento coletivo e levou mais de dois anos para ser concluído. Nele, é contada toda a história da empreitada heroica que os fabricantes enfrentaram para trazer a novidade ao país, por meio de entrevistas e “causos” de pessoas ligadas àquela indústria em uma época na qual a reserva de mercado impedia que fosse importado legalmente qualquer aparato eletrônico do naipe.

O documentário também foca no consumidor, que naqueles longínquos anos 80 ainda não era chamado de gamer. Grandes magazines como Mappin e Mesbla consistiam nos maiores distribuidores da novidade, que explodiu em vendas no Natal de 1983. Atari e seus concorrentes de peso tinham um novo e enorme mercado à disposição, e o consumidor comum aprendia que já era possível interagir com a televisão.

Em pouco mais de duas horas, a produção nos mostra a evolução dos games no mercado nacional, desde o lançamento do Telejogo Philco-Ford no final dos anos 70 até a chegada triunfante dos grandes consoles, como Atari, Odyssey e Intellivision.

Continua após a publicidade

Esses mesmos consoles estarão à disposição dos visitantes no foyer do MIS, para que todos relembrem as aventuras de jogos para lá de clássicos, como Space Invaders, Enduro e River Raid. Além disso, uma empresa nacional, a More Work Games, demonstrará no evento novos jogos para Atari, ainda em fase de desenvolvimento. Isso mesmo, em uma era de Playstation 4 e Nintendo Switch, ainda são desenvolvidos jogos para este aparelho de mais de 30 anos de idade, tal é o número de fãs que o Atari ainda tem.

A entrada para o evento é grátis. Visite e relembre seus “inimigos” digitais ou apresente aos filhos e netos a primeira geração da grande diversão da sua sala.

Lançamento do documentário 1983: O Ano dos Videogames no Brasil, de Marcus Garrett e Artur Palma

MIS. Avenida Europa, 158, Jardim Europa. Sábado (16), 14h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes. Os games estarão à disposição dos visitantes a partir das 10h.

(Veja São Paulo/Divulgação)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.