Clique e assine por apenas 6,90/mês
Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Por onde anda o elenco de Glub Glub?

Um dos mais queridos programas da TV Cultura já tem mais de 25 anos

Por Roosevelt Garcia - Atualizado em 12 Oct 2017, 14h17 - Publicado em 12 Oct 2017, 13h39

Um dos programas mais lembrados da TV Cultura esteve no ar na época considerada por muitos como o auge da emissora: os anos 90. Glub Glub dividia espaço com grandes produções locais, como Castelo Rá Tim Bum, Confissões de Adolescente e Mundo da Lua, e também com produções estrangeiras que fizeram muito sucesso na época, como a série Anos Incríveis e O Mundo de Beakman.

Imaginado para durar somente sessenta episódios, o Glub Glub era apresentado por dois peixes que assistiam televisão no fundo do mar e comentavam as coisas que viam, deixando ao final uma lição de moral às crianças. Acabou durando 670 episódios em sua primeira fase, de 1991 a 1999, e, depois disso, ainda foi relançado nos anos 2000 com uma nova cara e uma pegada mais ecológica.

No programa original, os peixes apresentavam desenhos animados diferentes daqueles que o público estava acostumado a ver, vindos principalmente da Europa. Já nos anos 2000, os vídeos apresentados retratavam a vida marinha.

Glub, Glub e Carol, antes dos efeitos especiais que os colocavam no fundo do mar TV Cultura/Divulgação

Responsáveis por dar vida aos simpáticos peixinhos, Carlos Mariano e Gisela Arantes são reconhecidos até hoje por quem era criança naquela época, mesmo com a pesada maquiagem que usavam. Ambos já eram atores de teatro experientes antes do programa.

Continua após a publicidade

Carlos Mariano tem um rosto bem conhecido do público. Ator de teatro desde a adolescência nos anos 70, já foi apresentador de um programa com crianças na Bandeirantes, participou do seriado Minha Nada Mole Vida, na Globo, esteve no cinema com o filme Chico Xavier, fez parte do elenco da peça Trair e Coçar é Só Começar,  e atualmente está na novela Carinha de Anjo, do SBT.

Carlos Mariano e o visual de Glub no programa de 2006 TV Cultura/Divulgação

Gisela Arantes  é atriz formada desde 1981, e se formou também em cinema em 2008. Desde 2010, ela gerencia a empresa Umiharu, ONG responsável por criar e realizar projetos teatrais e cinematográficos. Está envolvida em dezenas de projetos socioculturais destinados a crianças por todo o Brasil.

Gisela Arantes e o visual repaginado de sua personagem TV Cultura/Divulgação

Cecília Homem de Mello foi a peixinha Glub em alguns episódios, substituindo Gisela Arantes. Na verdade, Cecília foi a primeira Glub, quando o programa ainda nem existia! No clássico Rá Tim Bum, de 1989, havia um quadro em que dois peixinhos apresentavam um trava-língua. Era bem rápido, mas daí surgiu a ideia para o Glub-Glub. Carlos Mariano já fazia o peixe nesse quadro do Rá Tim Bum, e Cecília era a peixinha.

Cecília era uma jornalista que se tornou atriz e roteirista, começando na antiga Olhar Eletrônico, de Marcelo Tas e Fernando Meirelles. Hoje ela é também produtora de elenco, tendo trabalhado nos filmes Cidade de Deus e Ensaio Sobre a Cegueira, entre outros.

Continua após a publicidade
Cecília e a peixinha do Rá Tim Bum, quadro que deu origem ao Glub Glub TV Cultura/Divulgação

Andrea Pozzi era a carangueja Carol, personagem introduzido quando o programa já era sucesso absoluto. Carol era meio briguenta, mas no fim, também mostrava seu lado doce. Andrea era atriz de teatro e cinema e vivia em Portugal até 2005, quando faleceu vítima de um AVC.

Andrea Pozzi e sua personagem TV Cultura/Divulgação

 

 

 

Publicidade