Por onde anda o elenco de Glub Glub?

Um dos mais queridos programas da TV Cultura já tem mais de 25 anos

Um dos programas mais lembrados da TV Cultura esteve no ar na época considerada por muitos como o auge da emissora: os anos 90. Glub Glub dividia espaço com grandes produções locais, como Castelo Rá Tim Bum, Confissões de Adolescente e Mundo da Lua, e também com produções estrangeiras que fizeram muito sucesso na época, como a série Anos Incríveis e O Mundo de Beakman.

Imaginado para durar somente sessenta episódios, o Glub Glub era apresentado por dois peixes que assistiam televisão no fundo do mar e comentavam as coisas que viam, deixando ao final uma lição de moral às crianças. Acabou durando 670 episódios em sua primeira fase, de 1991 a 1999, e, depois disso, ainda foi relançado nos anos 2000 com uma nova cara e uma pegada mais ecológica.

No programa original, os peixes apresentavam desenhos animados diferentes daqueles que o público estava acostumado a ver, vindos principalmente da Europa. Já nos anos 2000, os vídeos apresentados retratavam a vida marinha.

Glub, Glub e Carol, antes dos efeitos especiais que os colocavam no fundo do mar (TV Cultura/Divulgação)

Responsáveis por dar vida aos simpáticos peixinhos, Carlos Mariano e Gisela Arantes são reconhecidos até hoje por quem era criança naquela época, mesmo com a pesada maquiagem que usavam. Ambos já eram atores de teatro experientes antes do programa.

Carlos Mariano tem um rosto bem conhecido do público. Ator de teatro desde a adolescência nos anos 70, já foi apresentador de um programa com crianças na Bandeirantes, participou do seriado Minha Nada Mole Vida, na Globo, esteve no cinema com o filme Chico Xavier, fez parte do elenco da peça Trair e Coçar é Só Começar,  e atualmente está na novela Carinha de Anjo, do SBT.

Carlos Mariano e o visual de Glub no programa de 2006 (TV Cultura/Divulgação)

Gisela Arantes  é atriz formada desde 1981, e se formou também em cinema em 2008. Desde 2010, ela gerencia a empresa Umiharu, ONG responsável por criar e realizar projetos teatrais e cinematográficos. Está envolvida em dezenas de projetos socioculturais destinados a crianças por todo o Brasil.

Gisela Arantes e o visual repaginado de sua personagem (TV Cultura/Divulgação)

Cecília Homem de Mello foi a peixinha Glub em alguns episódios, substituindo Gisela Arantes. Na verdade, Cecília foi a primeira Glub, quando o programa ainda nem existia! No clássico Rá Tim Bum, de 1989, havia um quadro em que dois peixinhos apresentavam um trava-língua. Era bem rápido, mas daí surgiu a ideia para o Glub-Glub. Carlos Mariano já fazia o peixe nesse quadro do Rá Tim Bum, e Cecília era a peixinha.

Cecília era uma jornalista que se tornou atriz e roteirista, começando na antiga Olhar Eletrônico, de Marcelo Tas e Fernando Meirelles. Hoje ela é também produtora de elenco, tendo trabalhado nos filmes Cidade de Deus e Ensaio Sobre a Cegueira, entre outros.

Cecília e a peixinha do Rá Tim Bum, quadro que deu origem ao Glub Glub (TV Cultura/Divulgação)

Andrea Pozzi era a carangueja Carol, personagem introduzido quando o programa já era sucesso absoluto. Carol era meio briguenta, mas no fim, também mostrava seu lado doce. Andrea era atriz de teatro e cinema e vivia em Portugal até 2005, quando faleceu vítima de um AVC.

Andrea Pozzi e sua personagem (TV Cultura/Divulgação)

 

Veja também

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Catia Garcia

    bons profissionais trabalhando para divertir crianças, admirável