Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Sucesso nos anos 70, o parque Cidade da Criança passa por reforma

Espaço fica em São Bernardo do Campo

Por Catherine Barros 18 ago 2017, 18h49

A Cidade da Criança, localizada em São Bernardo do Campo, na região do ABC, acaba de passar por uma reforma. O lugar recebeu nove novas atrações, como a minimontanha-russa invertida e o jogo das xícaras, que se juntam às outras 25. Um movimento de renovação do endereço começou há sete anos, quando o mesmo grupo responsável pelo Aquário de São Paulo assumiu a administração do parque com a missão de reinaugurá-lo.

Na década de 60, o espaço, de 38 000 metros quadrados, foi cedido pela municipalidade aos Estúdios Vera Cruz. Serviu de cidade-cenário para a novela Redenção, estrelada por Francisco Cuoco, da extinta TV Excelsior. Após o término das gravações, voltou às mãos da prefeitura, que, em 1968, o abriu para a visitação de curiosos e fãs da atração. Em seguida, em uma parceria público-privada, o então prefeito Aldino Pinotti uniu-se a empresas do setor de turismo, e lá foram instalados 36 brinquedos.

O endereço, considerado o primeiro parque temático do Brasil, atraiu muitas pessoas à região. Em 2005, porém, a Cidade da Criança sofreu um impacto. Seu permissionário decidiu transformá-la em um parque-escola, para atender apenas estudantes. Sem sucesso, o local ficou fechado por cinco anos e caiu no esquecimento.

Revitalizado e reaberto, mas ainda com uma estrutura singela, recebeu no último ano cerca de 80 000 visitantes. Dos brinquedos da década de 70, restaram só o teleférico e o submarino.

Rua Tasman, 301, São Bernardo do Campo, ☎ 4330-6998. Qui. a dom., 9h às 17h. R$ 60,00.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade