Os 45 anos de um jogo clássico: o War, da Grow

O jogo de estratégia que revolucionou os dias de chuva na praia

Diversão garantida para até seis pessoas dispostas a passar horas sobre um tabuleiro, desenvolvendo as mais complexas estratégias, o jogo War é um sucesso absoluto, principalmente entre adultos, desde o seu lançamento.

Foi em 1972 que quatro engenheiros da Politécnica da USP resolveram aplicar seus conhecimentos em uma empresa própria. Indecisos entre uma confecção, uma corretora de valores e uma empresa de jogos de tabuleiro, decidiram-se, para nossa felicidade, por esta última, pois perceberam que não existiam jogos de tabuleiro para o público adulto naqueles tempos.

A empresa recebeu o nome de Grow, as iniciais de seus quatro sócios Gerald, Roberto, Oded e Valdir, que teve sua inicial trocada por um “W” no nome da empresa, pra ficar mais sonoro. O pequeno negócio começou em uma garagem na Mooca, onde os sócios montavam manualmente seu primeiro produto: o jogo War, que tinha por base um produto semelhante lançado nos Estados Unidos chamado Risk, que, por sua vez, era baseado num jogo francês chamado La Conquête Du Monde (A Conquista do Mundo).

O jogo consiste num mapa do mundo dividido em seis regiões básicas, e cada jogador recebe uma carta que diz seu objetivo (que ele não deve revelar até conseguir realizá-lo). Com “exércitos”, os jogadores vão atacando os territórios alheios, e suas vitórias ou derrotas são decididas por dados. Ganha aquele que cumprir o objetivo definido no início do jogo. O interessante é que toda uma estratégia deve ser montada para conseguir esses objetivos, inclusive conquistar territórios que, a princípio, nada têm a ver com a meta final.

Tabuleiro clássico do War

Tabuleiro clássico do War (Grow/Divulgação)

No início, o War era confeccionado artesanalmente e em pequenas quantidades, e era oferecido às lojas, de porta em porta, pelos quatro sócios. Rapidamente o jogo se tornou um sucesso de vendas, fazendo com que o negócio prosperasse a passos largos. A Grow colocou outros jogos de tabuleiro para adultos no mercado nos anos seguintes,  e todos tornaram-se grandes sucessos, mas o War é até hoje o carro-chefe da companhia.

Com o tempo, novas versões do clássico foram surgindo, consolidando o War como um dos mais adorados jogos do mercado, status que ele carrega desde o seu nascimento, e que se firmou nos anos 80.

Veja as variações lançadas pela Grow:

War

O jogo original é o mesmo até hoje, apenas com o visual um pouco mais caprichado.

 (Grow/Divulgação)

 

War Edição Especial

Com regras idênticas às do War original, esta edição conta com figuras de soldados e tanques substituindo as peças normais.

 (Grow/Divulgação)

 

War II

Tem regras mais complexas e ações que antes não eram possíveis, como ataque aéreo e espionagem, além de um território adicional (Cuba).

 (Grow/Divulgação)

 

War Junior

Versão do jogo feita para até quatro jogadores e com regras mais simples, além de simplificação dos objetivos, que deixaram as partidas mais dinâmicas.

 (Grow/Divulgação)

 

War: Império Romano

Lançada em 2007, esta versão especial transpõe as guerras atuais para os tempos do Império Romano, restringindo seu tabuleiro para as províncias próximas ao Mar Mediterrâneo. Ao invés de exércitos e tanques de guerra, as peças representam legionários e catapultas.

 (Grow/Divulgação)

 

War On Line

Desde 2015, a Grow disponibiliza uma versão on line do War, que pode ser jogado em PCs e tablets. O aplicativo é gratuito, podendo o jogador disputar partidas contra o computador ou jogar entre amigos no mesmo computador ou tablet. Para jogar on-line, é preciso pagar uma mensalidade, que também dá acesso a outros jogos da empresa.

 (Grow/Divulgação)

 

Em qualquer formato, o War é diversão garantida para uma turma que se disponha a ficar uma média de seis horas bolando estratégias mirabolantes para controlar o mundo! Principalmente quando você vai viajar com os amigos pra praia e a chuva não para.

 

Veja também

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s