Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Quinze programas dos primeiros anos da MTV Brasil

O canal marcou o início da revolução da programação das TVs em nosso país

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 nov 2017, 15h43 - Publicado em 28 nov 2017, 15h42

Ao meio-dia de 20 de outubro de 1990, a televisão no Brasil mudou radicalmente. Naquele dia, estreou o primeiro canal dedicado exclusivamente à música, o que foi uma revolução na época. A televisão, até então uma mídia direcionada principalmente a crianças e adultos, começava a atingir o público intermediário, os jovens, com a transmissão de videoclipes e programas sobre música 24 horas por dia, a primeira TV do país na ter uma programação ininterrupta madrugada adentro.

A MTV brasileira foi a terceira do mundo, fruto de uma parceria entre a Viacom, dona da marca nos Estados Unidos, e o grupo Abril. Era uma emissora aberta, transmitida via UHF pelo canal 32, e pelo canal 9 no Rio de Janeiro, sendo a primeira estação temática em TV aberta. Sua sede ficava no Sumaré, onde antes funcionava a TV Tupi. Graças à MTV, o mercado fonográfico passou a se preocupar também com uma apresentação em vídeo de suas músicas, coisa que já tinha acontecido na MTV americana, inaugurada nove anos antes. Com linguagem visual moderna, a emissora logo conquistou seu público.

Na sua estreia, a MTV Brasil selecionou uma série de apresentadores, chamados de VJs (vídeo-jóqueis), a maioria deles sem experiência em televisão, mas especialistas em falar diretamente ao público jovem, e criou diversos programas para exibir as músicas ou comentar notícias do showbizz. Relembre algumas atrações dos primeiros anos da MTV Brasil:

 

  • 121 Minutos

No ar entre 1991 e 1992, o 121 Minutos era apresentado por Thunderbird e mostrava clipes diversos, mas o interessante é que o apresentador gravava de madrugada em lugares inusitados, como o Porto de Santos e o Rio Tietê.

Luiz Thunderbird, apresentador do 121 Minutos (Reprodução/Veja SP)

 

  • Acústico MTV

Programa onde grandes artistas da música nacional se apresentavam numa versão acústica. Imaginado primeiro como um programa, o Acústico MTV acabou até virando um selo musical, para lançar comercialmente os shows gravados para o programa. O primeiro a ir ao ar, em 1991, foi com o Barão Vermelho.

Veja uma parte desse programa:

Continua após a publicidade

 

  • Cine MTV

Apresentado por Chris Couto e, depois, por Marina Person, o Cine MTV dava notícias sobre os bastidores do cinema, e também, é claro, as trilhas sonoras dos filmes.

Veja a chamada para o programa especial do Cine MTV sobre Missão Impossível:

 

  • Clássicos MTV

Fábio Massari apresentava esta atração sobre clássicos do rock, e uma vez por semana visitava grandes músicos da época para mostrar suas coleções de discos.

Continua após a publicidade

Relembre um trecho:

 

  • Disk MTV

Um dos programas mais icônicos da emissora, e um dos que ficou mais tempo no ar. O Disk MTV mostrava os clipes mais votados do dia pelos espectadores que ligavam para a emissora. Grandes musas do canal passaram por aqui, como Sabrina, Cuca e Sarah.

Veja um trecho do Disk MTV com Sabrina Parlatore, já numa fase mais recente:

Continua após a publicidade

 

  • Feijão MTV

O programa trazia entrevistas com estrelas da música nacional.

Abaixo, um trecho com o grupo Ira:

 

  • Fúria Metal

Um dos primeiros programas da MTV Brasil, era apresentado por Gastão Moreira e dedicado ao heavy metal. Ficou no ar entre 1990 e 1999, e em seu último ano, a apresentação era de João Grodo.

Veja o programa especial com os Ramones:

Continua após a publicidade

 

  • Gás Total

Gastão Moreira também apresentou este programa, no ar a partir de 1991, que falava sobre rock alternativo internacional e hard rock. Vez ou outra o programa recebia convidados internacionais para uma entrevista.

Relembre:

 

  • Lado B

Focado no rock alternativo e indie rock do Brasil, o Lado B ia ao ar à meia-noite entre 1991 e 2000, apresentado por Thunderbird; depois, por Fábio Massari; e, por último, Kid Vinil.

Continua após a publicidade

Veja a abertura e o encerramento do programa, no ano de 1997

 

  • MTV no Ar

Notícias sobre o cenário musical, cinema e TV davam o tom a este programa jornalístico da emissora, apresentado por Zeca Camargo e Chris Couto.

Assista à matéria sobre Speed Racer:

 

  • Rockstória

Programa que contava a história de artistas e bandas de sucesso. Ficou no ar entre 1991 e 1999.

Veja a chamada para o programa sobre Aerosmith:

 

  • Semana Rock

Zeca Camargo apresentava a atração, que era um resumo das notícias da semana ligadas à música. Chris Couto também passou por aqui. No ar desde a inauguração do canal, o Semana Rock foi produzido até 2005, quando era apresentado por Edgard Piccoli.

Reveja o episódio falando sobre a Legião Urbana:

 

  • Teleguiado

Cazé Peçanha apresentava este programa ao vivo, que ligava para a casa de espectadores previamente selecionados, e dava a eles a oportunidade de pedir videoclipes. Quando o espectador pedia um clipe que já tinha sido exibido, Casé desligava o telefone na cara do indivíduo! O programa durou quatro anos, de 1995 a 1999.

Reveja um trecho:

 

  • Território Nacional

Apresentado por Soninha Francine, a atração era focada em MPB, geralmente com convidados sendo entrevistados sobre seu trabalho.

Veja o programa com Zélia Duncan:

 

  • Top 20 Brasil

Exibido todos os sábados, mostrava os vinte clipes mais pedidos durante a semana pelo Disk MTV. Durou até 2006, quando a MTV cancelou diversos programas de música para se dedicar a uma programação mais variada.

Relembre um trecho de um programa de 1996:

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.