Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

As inesquecíveis promoções infantis da margarina Delícia Cremosa

Como as crianças foram conquistadas pelo produto nos anos 70 e 80

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h15 - Publicado em 13 mar 2018, 11h57

Houve um tempo em que margarina no Brasil era sinônimo de “graxa pra carroças”, como se dizia na época. Isso porque ela tinha de resistir ao clima quente do nosso país sem derreter, e por isso sua fórmula trazia alguns ingredientes que não agradavam aos paladares em geral. Isso mudou em 1959, com um produto da Sanbra – Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro –, que criou uma margarina suave com uma grande inovação. Delícia foi a primeira margarina do país a ser distribuída em caminhões refrigerados e mudou completamente a imagem desse tipo de produto no Brasil, pois tinha um sabor agradável, e estava sempre geladinha. A Delícia logo caiu nas graças do consumidor, fazendo com que outras marcas adotassem também uma reformulação de seu sabor e a distribuição refrigerada.

Um dos primeiros caminhões refrigerados a transportar a margarina (Centro de Memória Bunge/Divulgação)

Com o passar dos anos, a margarina Delícia se manteve em evidência, pois sempre vinha com alguma inovação no mercado. Foi dela, por exemplo, a ideia do uso de embalagens reaproveitáveis nos anos 60, tampas com descontos para o Passaporte da Alegria do Playcenter e até promoções que distribuíram casas pré-fabricadas.

Promoção Delícia, que dava desconto no Playcenter (Centro de Memória Bunge/Divulgação)

Nos anos 70, com o lançamento da Delícia Cremosa, um novo público-alvo foi identificado pela marca: as crianças, e a partir de 1978, a margarina lançou várias promoções com colecionáveis para a garotada. A primeira delas foi a coleção Hanna-Barbera. Cada tampa das embalagens vinha com um personagem impresso para colecionar. Entre eles estavam o Capitão Caverna, Elefantástico, Rabugento, Lula Lelé, Formiga Atômica, Careta & Mutreta, Tutubarão, Esquilo Secreto e Bionicão.

Continua após a publicidade
Anúncio da Coleção Hanna-Barbera, lançada em 1978 (Centro de Memória Bunge/Divulgação)

No ano seguinte, as corridas de Fórmula Um foram o tema das campanhas infantis da Delícia. Em cada pacote com duas embalagens de 250 gramas da margarina vinha uma coleção de adesivos de escuderias da Fórmula Um pra colecionar. E nos pacotes com duas embalagens de 500 gramas, o comprador ganhava dois carrinhos e seus adesivos.

Colecionáveis da Fórmula Um, de 1979 (Centro de Memória Bunge/Divulgação)

Em 1980, aconteceu a promoção que mais traz saudades às crianças daqueles tempos. As tampas das embalagens vinham com figuras de super-heróis, atingindo também o público adolescente, além do infantil. Mulher-Maravilha, Super Homem, Batman & Robin e Aquaman eram as estrelas dos potes de Delícia Cremosa. No ano seguinte, a promoção continuou, e os colecionáveis também incluíram outros itens, como adesivos dos personagens e uma cartela com o “Jogo Superamigos”, um jogo de tabuleiro que usava as tampas impressas como peças.

Continua após a publicidade
Adesivos Super Herois, 1981 (Centro de Memória Bunge/Divulgação)

As inovações tecnológicas da Delícia ditaram as regras do mercado desde os anos 50, mas para nós, crianças das décadas passadas, o que marcou mesmo foi a ousadia da empresa de investir em temas para um público-alvo que não comprava margarina: dependia dos pais pra isso. E deu muito certo!

Cartela com o Jogo Super Amigos, de 1981 (Centro de Memória Bunge/Divulgação)

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.