Clique e assine por apenas 6,90/mês
Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Dez curiosidades sobre o comercial dos Mamíferos Parmalat

A campanha publicitária foi uma das mais bem sucedidas da história no Brasil

Por Roosevelt Garcia - Atualizado em 5 jul 2018, 16h07 - Publicado em 5 jul 2018, 15h56

Comerciais com crianças são muito difíceis de ser bem realizados: elas têm seu próprio timing, fazem o que querem e quando querem, independente do que peça o roteiro. Nessa hora, conta muito o talento da equipe de filmagem, principalmente do diretor, para saber aproveitar os melhores momentos.

Um dos comerciais com crianças mais famosos da televisão brasileira foi o dos bichinhos Parmalat, de 1996. Meninos e meninas entre 3 e 4 anos de idade brincavam vestidos de filhotes de mamíferos.

Hoje em dia, o processo de filmagem é feito de forma digital. Até há alguns anos, porém, os comerciais eram captados em película,  que tornava praticamente impossível filmar à vontade para aproveitar as melhores cenas depois. Filmes custam caro e têm uma curta duração em cada rolo, então um dos méritos da equipe foi conseguir cenas incríveis como as que vemos no comercial usando poucos rolos de filme!

Veja aqui dez curiosidades sobre este comercial, que é até hoje um dos mais lembrados da publicidade nacional.

  • A campanha começou em maio de 1996 e foi tão bem sucedida, que durou quase 4 anos, até janeiro de 2000.
  • O comercial, criado Erh Ray e Nizan Guanaes da DM9DDB, ganhou diversos prêmios, incluindo o Profissionais do Ano, um dos mais importantes da publicidade brasileira.

Comercial original dos Mamíferos Parmalat, de 1996

Continua após a publicidade

  • O leite Parmalat se tornou rapidamente líder de mercado logo após o comercial ser veiculado.
  • A campanha ganhou ainda mais projeção quando, em 1998, foram lançados bichinhos de pelúcia dos mamíferos segurando uma caixinha de leite. Eram 21 modelos diferentes.
  • As pelúcias, que tiveram uma tiragem de 300 mil unidades no início da campanha, foram um sucesso tão grande, que a empresa teve que confeccionar 15 milhões de bichinhos no total.
Parmalat/Divulgação
  • Para ganhar os bonecos, o consumidor tinha que juntar 20 códigos de barras das caixinhas e completar com R$ 8,00, o que dava direito a trocar por uma das pelúcias. Isso fez a venda de leite Parmalat literalmente explodir em todo o país.
  • 500 mil pelúcias foram trocadas num único dia, 5 de maio de 1998, sendo esta até hoje a maior troca de brindes promocionais já feita no país.
  • O faturamento da Parmalat cresceu 4900% em um ano graças à campanha dos bichinhos.
  • Em 2007, 11 anos depois da campanha original, um novo comercial foi feito, com as mesmas crianças, agora já adolescentes, chamada Mamíferos Crescidos.

Comercial Mamíferos Crescidos, de 2007

  • A nova dona da marca Parmalat, a Lactalis reativou a campanha dos mamíferos para fazer do leite Parmalat novamente líder do mercado. A nova campanha conta também com mamíferos típicos brasileiros, como tatu, tamanduá e bicho preguiça.

Nova versão do comercial Mamíferos, lançada em 2015

 

Continua após a publicidade
Publicidade