Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Doze restaurantes que deixaram saudades

Tradicionais redutos gastronômicos que infelizmente fecharam as portas

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h16 - Publicado em 12 Maio 2017, 17h03

Centenas de novos restaurantes abrem as portas todos os anos em São Paulo. Somente 35% deles dura mais de um ano, e somente 3% sobrevive por mais de dez anos. Mudança de ramo, sociedade desfeita ou simplesmente a crise econômica são os principais motivos para os fechamentos. Nas últimas décadas, alguns estabelecimentos que se tornaram lendários acabaram saindo do ramo, por um motivo ou por outro, e muitos farão falta. Relembre alguns deles.

•    Gigetto
Inaugurado em 1938, ele funcionou até o início de 2016. Era uma das mais tradicionais cantinas da cidade. Seus proprietários negociam a reabertura, mas sem previsão.

Gigetto fechado (Veja SP/Acervo Dedoc)

•    Chá-Moon
Na Galeria Metrópole, foi o primeiro restaurante da cidade com sistema self-service, onde se comia à vontade por um preço fixo.

•    Spazzio Pirandello
Abria somente à noite, e era um misto de restaurante, bar e galeria de arte. Por lá passaram artistas, políticos, empresários e toda sorte de notívagos a procura de um espaço para curtir a boemia e comer bem.

Continua após a publicidade

•    La Fregate
Ficava no Largo do Arouche, ao lado do La Casserole, famoso pela feijoada dos sábados.

•    La Farina
Na Rua Aurora, era todo decorado com telas referentes ao cinema nacional, fazia uma inesquecível dobradinha à parmegiana e um nhoque com polpetone de tirar o chapéu. Pertencia ao ator Reginaldo Farias.

(Acervo)

•    Parreirinha
Especializado em frutos do mar, ficava na Avenida Ipiranga, próximo ao Cine Marabá. Tinha um prato exótico para a época, carne de rã, que ficava exposta na entrada, fazendo as pessoas pararem por curiosidade.

Continua após a publicidade

•    São Judas (São Bernardo do Campo)
Um dos maiores restaurantes do país, com capacidade para até 4 200 pessoas servidas simultaneamente, foi um tradicional programa dominical pra muita gente, principalmente do ABC, onde ficava localizado. Foi inaugurado em 1949 e fechou as portas no início de 2016.

Restaurante São Judas (Acervo/Divulgação)

•    Leão D´Olido
No subsolo da galeria Olido, era imenso e muito lotado, principalmente no inverno, quando serviam uma concorrida canja de galinha.

•    Salada Record
Ficava na Avenida São João e vivia cheio. Reza a lenda que ali foi inventada a expressão “caixinha” para os garçons, cuja gorjeta era colocada numa caixa de sapatos e depois dividida igualmente entre os garçons e os cozinheiros.

Continua após a publicidade
(Acervo)

•    Churrascaria Farroupilha
Ficava na Rua Timbiras, e além das carnes, tinha uma linguiça de fabricação própria que era um espetáculo. Apesar da insistência dos clientes, a casa não vendia a linguiça por quilo.

•    Giovanni
Também na Rua Timbiras, fazia as próprias massas, e também tinha a opção pra viagem. No subsolo ficavam as mesas do restaurante, onde os pratos eram servidos já prontos, inclusive com o molho. O garçom passava de mesa em mesa com uma bacia de queijo parmesão ralado, que despejava sobre os pratos.

•    Churrascaria Cabana
Na Avenida Rio Branco, era famosa por ter a churrasqueira localizada bem no meio do salão.

Continua após a publicidade

 

Atualização:

Segundo informações de alguns leitores, o Salada Record e o La Farina estão funcionando normalmente. Pelas pesquisas, ambos estavam fechados, mas podem ter sido reabertos recentemente. Agradecemos aos nossos leitores, sempre atentos!

 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.