Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

No dia do chocolate, conheça 12 curiosidades sobre a Lacta

A tradicional fabricante está há mais de 100 anos em atividade

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 jul 2018, 12h22

Dia 7 de julho é o dia mundial do chocolate, escolhido provavelmente graças à data da introdução do chocolate na Europa, no século XV. Apesar da falta de precisão, a data foi adotada por fabricantes do mundo inteiro, e em algumas partes do mundo é comum a troca de presentes feitos de chocolate no dia de hoje. A data é, na verdade, comemorada duas vezes por ano. Muitos adotam o dia 26 de março, que é o dia do cacau, com também sendo o dia do chocolate.

O Brasil está entre os cinco maiores produtores de cacau do mundo, e é o único entre eles que não fica na África. Os outros são Nigéria, Gana, Costa do Marfim e Camarões. Nosso país também está entre os cinco maiores consumidores de chocolate do mundo, com cerca de 2,2 Kg por ano por habitante, com dados de 2016. O maior consumidor é a Alemanha, com mais de 12 Kg por ano por habitante.

Primeiro logo tipo da Lacta (Mondelez/Divulgação)

A Lacta, maior fabricante brasileira de chocolates, já está no mercado há mais de 100 anos, e nesse tempo viu alguns de seus produtos se tornarem os preferidos entre os consumidores, ao mesmo tempo em que tem sua história marcada por diversos fatos curiosos. Saia da dieta, e devore estas curiosidades sobre a Lacta.

 

  • A primeira loja foi inaugurada em 1912, na Rua Domingos de Moraes. Os chocolates eram importados da Europa, mas quando estourou a Primeira Guerra Mundial, a importação ficou impossível e a empresa começou a fabricar seus produtos.
  • A marca Lacta só foi obtida em 1917.
  • A marca Lacta apareceu no primeiro anúncio luminoso da cidade, também em 1917.

    Cartão postal de 1917, com núncio luminoso da Lacta (Reprodução/Veja SP)

 

  • Em 1925, um incêndio destruiu a fábrica da Lacta que ficava na Vila Mariana, provocando a escassez do chocolate no mercado por cerca de um ano.
  • Ademar de Barros, que foi prefeito de São Paulo e Governador do Estado, foi proprietário da Lacta entre as décadas de 30 e 60.
  • Seu filho, o também político Ademar de Barros Filho, comandou a empresa até sua venda em 1996 para a Kraft Foods
  • O chocolate Diamante Negro foi criado durante a Copa do Mundo de 1938. Seu nome veio do apelido do maior jogador brasileiro da época, Leônidas da Silva, inventor da jogada conhecida como “bicicleta”.

    Antigas embalagens do Diamante Negro (Mondelez/Divulgação)

  • O Sonho de Valsa foi criado em 1942. A ideia surgiu a partir de doces arredondados que eram consumidos pelas classes altas em bailes da corte.

    (Mondelez/Divulgação)

 

  • O Bis foi o primeiro chocolate em tamanho pequeno, feito pra ser levado na bolsa e ser consumido a qualquer hora. Durante os testes do produto, ninguém conseguia comer um só, e daí surgiu o nome com que foi batizado.

    (Mondelez/Divulgação)

 

  • Os chocolates brancos da linha Laka surgiram em 1962, mesmo ano em que o Ouro Branco foi lançado, que é uma versão alternativa do Sonho de Valsa, feito com chocolate branco.
  • Os primeiros ovos de páscoa de chocolate foram produzidos pela Lacta nos anos 40, mas foi nas décadas seguintes que eles se tornaram tradicionais.
  • O chocolate Lancy foi lançado em 1992, e seu nome surgiu numa conversa na fábrica. Alguém foi explicar o conceito do chocolate e começou a frase com “o lance é o seguinte…”. O nome pegou na hora!

Primeiro comercial do chocolate Lancy, de 1992

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.