Dez programas curiosos da TV de antigamente

Conheça (ou relembre) algumas das atrações que tiveram grande repercussão em setenta anos de história

Em seus quase 70 anos de idade, a TV brasileira evoluiu como tudo à sua volta. Programas levados ao ar, campeões de audiência em décadas passadas, hoje não teriam espaço na programação simplesmente por serem diferentes ou ousados demais.

Conheça (ou relembre) algumas das atrações mais curiosas da antiga programação da telinha, algumas das quais até tiveram um reboot, mas sem o mesmo sucesso de sua versão original.

 

  • Almoço com as Estrelas

O programa ficou no ar pela TV Tupi por 23 anos ininterruptos! Nele, os apresentadores Airton e Lolita Rodrigues recebiam artistas convidados que almoçavam enquanto assistiam às atrações do programa. Em boa parte do tempo no qual ficou no ar, o programa era gravado à noite; então, os convidados estavam, na verdade, jantando!

Trecho de Almoço com as Estrelas:

 

  • Japan Pop Show e Imagens do Japão

Programas dedicados às comunidades orientais de São Paulo, com atrações musicais e variedades. O Imagens do Japão surgiu primeiro, na Tupi, em 1970 e, depois, foi para a Gazeta.. Três anos depois, o Japan Pop Show estreou na Bandeirantes com a mesma proposta. Ambos também tinham quadro de calouros, que se apresentavam no melhor estilo karaokê.

Trecho de Imagens do Japão:

 

Trecho de Japan Pop Show:

 

  • Pinga Fogo

Programa de entrevistas que encerrava as noites de terça-feira na TV Tupi, e que foi ao ar de 1955 até o fechamento da emissora, em 1980. Um convidado respondia perguntas polêmicas feitas por uma equipe de jornalistas. Sua mais famosa edição foi a entrevista com o médium Chico Xavier, em 1971.

Pinga Fogo com Chico Xavier:

 

  • Silvio Santos Diferente

Silvio Santos já era um apresentador consagrado em 1975, com o estilo de programa que todos conhecemos e que perdura até hoje. Mas, naquele ano, a Tupi levou ao ar um programa diferente do apresentador, tão diferente que levou até este nome. Silvio Santos Diferente ia ao ar nas noites de quarta-feira, e contava com diversos quadros. Em um deles, telespectadores enviavam piadas que eram lidas no ar e rendiam dinheiro.

Trecho do programa, em 1975:

 

  • Aqui Agora

Telejornal diário que ia ao ar nos finais de tarde pelo SBT, e que ficou no ar entre 1991 e  1997. Era um programa ousado, ágil e de apelo popular, que se focava principalmente em notícias policiais, mas que também falava de fofocas da televisão e de política. O programa era tão ousado que teve o pugilista Maguila como comentarista de economia. Celso Russomano ingressou na política graças à popularidade deste programa, no qual ele apresentava matérias sobre direito do consumidor. Passaram por lá Gil Gomes, Jacinto Figueira Júnior, e até Cesar Tralli, atual apresentador do SPTV.

Matéria sobre o desabamento do Osasco Plaza Shopping:

 

  • Caravela da Saudade

Programa de raiz portuguesa, levado ao ar pela Tupi nos anos 60 e 70, e pela Bandeirantes entre 80 e 83, depois que a emissora saiu do ar. Trazia basicamente artistas portugueses, grupos folclóricos e entrevistas de interesse da imensa colônia portuguesa de São Paulo e, posteriormente, do Brasil.

Trecho do programa especial de aniversário:

 

  • Clube dos Artistas

Airton e Lolita Rodrigues apresentaram este outro programa curioso na TV Tupi na década de 70, que era muito parecido com o já consagrado Almoço com as Estrelas. Os convidados também eram servidos pelos garçons da Rede Tupi durante todo o programa, e o clima era de uma reunião de amigos. Às vezes um episódio recebia até 100 artistas ao mesmo tempo! O quadro hoje famoso do Programa Raul Gil “Pra Quem Você Tiraria o Chapéu” foi criado para esta atração.

Trecho de um programa de 1976:

 

  • Os Comunicadores

Em 1979, Walter Avancini criou na Rede Tupi uma série de programas com o título Os Comunicadores. Cada programa era apresentado por uma pessoa diferente, geralmente alguém no auge do sucesso na época. O programa tinha basicamente atrações musicais.

Trecho do programa apresentado por Sidney Magal, apresentando Perla:

 

  • Lanterna Mágica

Entre os anos 80 e início dos 90, a TV Cultura exibiu o programa mais cultuado pelos profissionais que hoje se dedicam à animação no Brasil. O Lanterna Mágica era responsável por nos apresentar animações desconhecidas do grande público, com técnicas e formatos muito diferentes do tradicional, e geralmente feitas por estúdios independentes. O programa era apresentado às sextas-feiras, à meia-noite, com reprise aos domingos.

Animação exibida no Lanterna Mágica, em 1988:

 

  • Super Market

Gameshow dos anos 90, apresentado por Ricardo Corte Real, que se passava num supermercado. Levado ao ar pela Bandeirantes, os participantes respondiam perguntas sobre os produtos dos patrocinadores e, depois, tinham que correr pelos corredores do mercado em busca do produto em questão.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s