Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Dez programas curiosos da TV de antigamente

Conheça (ou relembre) algumas das atrações que tiveram grande repercussão em setenta anos de história

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 fev 2018, 13h05

Em seus quase 70 anos de idade, a TV brasileira evoluiu como tudo à sua volta. Programas levados ao ar, campeões de audiência em décadas passadas, hoje não teriam espaço na programação simplesmente por serem diferentes ou ousados demais.

Conheça (ou relembre) algumas das atrações mais curiosas da antiga programação da telinha, algumas das quais até tiveram um reboot, mas sem o mesmo sucesso de sua versão original.

 

  • Almoço com as Estrelas

O programa ficou no ar pela TV Tupi por 23 anos ininterruptos! Nele, os apresentadores Airton e Lolita Rodrigues recebiam artistas convidados que almoçavam enquanto assistiam às atrações do programa. Em boa parte do tempo no qual ficou no ar, o programa era gravado à noite; então, os convidados estavam, na verdade, jantando!

Trecho de Almoço com as Estrelas:

 

  • Japan Pop Show e Imagens do Japão

Programas dedicados às comunidades orientais de São Paulo, com atrações musicais e variedades. O Imagens do Japão surgiu primeiro, na Tupi, em 1970 e, depois, foi para a Gazeta.. Três anos depois, o Japan Pop Show estreou na Bandeirantes com a mesma proposta. Ambos também tinham quadro de calouros, que se apresentavam no melhor estilo karaokê.

Continua após a publicidade

Trecho de Imagens do Japão:

https://youtu.be/h2SIVfkKSSM

 

Trecho de Japan Pop Show:

 

  • Pinga Fogo

Programa de entrevistas que encerrava as noites de terça-feira na TV Tupi, e que foi ao ar de 1955 até o fechamento da emissora, em 1980. Um convidado respondia perguntas polêmicas feitas por uma equipe de jornalistas. Sua mais famosa edição foi a entrevista com o médium Chico Xavier, em 1971.

Continua após a publicidade

Pinga Fogo com Chico Xavier:

https://youtu.be/tQXyhnSal0A

 

  • Silvio Santos Diferente

Silvio Santos já era um apresentador consagrado em 1975, com o estilo de programa que todos conhecemos e que perdura até hoje. Mas, naquele ano, a Tupi levou ao ar um programa diferente do apresentador, tão diferente que levou até este nome. Silvio Santos Diferente ia ao ar nas noites de quarta-feira, e contava com diversos quadros. Em um deles, telespectadores enviavam piadas que eram lidas no ar e rendiam dinheiro.

Trecho do programa, em 1975:

Continua após a publicidade

 

  • Aqui Agora

Telejornal diário que ia ao ar nos finais de tarde pelo SBT, e que ficou no ar entre 1991 e  1997. Era um programa ousado, ágil e de apelo popular, que se focava principalmente em notícias policiais, mas que também falava de fofocas da televisão e de política. O programa era tão ousado que teve o pugilista Maguila como comentarista de economia. Celso Russomano ingressou na política graças à popularidade deste programa, no qual ele apresentava matérias sobre direito do consumidor. Passaram por lá Gil Gomes, Jacinto Figueira Júnior, e até Cesar Tralli, atual apresentador do SPTV.

Matéria sobre o desabamento do Osasco Plaza Shopping:

 

  • Caravela da Saudade

Programa de raiz portuguesa, levado ao ar pela Tupi nos anos 60 e 70, e pela Bandeirantes entre 80 e 83, depois que a emissora saiu do ar. Trazia basicamente artistas portugueses, grupos folclóricos e entrevistas de interesse da imensa colônia portuguesa de São Paulo e, posteriormente, do Brasil.

Trecho do programa especial de aniversário:

Continua após a publicidade

 

  • Clube dos Artistas

Airton e Lolita Rodrigues apresentaram este outro programa curioso na TV Tupi na década de 70, que era muito parecido com o já consagrado Almoço com as Estrelas. Os convidados também eram servidos pelos garçons da Rede Tupi durante todo o programa, e o clima era de uma reunião de amigos. Às vezes um episódio recebia até 100 artistas ao mesmo tempo! O quadro hoje famoso do Programa Raul Gil “Pra Quem Você Tiraria o Chapéu” foi criado para esta atração.

Trecho de um programa de 1976:

 

  • Os Comunicadores

Em 1979, Walter Avancini criou na Rede Tupi uma série de programas com o título Os Comunicadores. Cada programa era apresentado por uma pessoa diferente, geralmente alguém no auge do sucesso na época. O programa tinha basicamente atrações musicais.

Continua após a publicidade

Trecho do programa apresentado por Sidney Magal, apresentando Perla:

https://youtu.be/vKNGi1NI4aI

 

  • Lanterna Mágica

Entre os anos 80 e início dos 90, a TV Cultura exibiu o programa mais cultuado pelos profissionais que hoje se dedicam à animação no Brasil. O Lanterna Mágica era responsável por nos apresentar animações desconhecidas do grande público, com técnicas e formatos muito diferentes do tradicional, e geralmente feitas por estúdios independentes. O programa era apresentado às sextas-feiras, à meia-noite, com reprise aos domingos.

Animação exibida no Lanterna Mágica, em 1988:

https://youtu.be/8qyaUALp750

 

  • Super Market

Gameshow dos anos 90, apresentado por Ricardo Corte Real, que se passava num supermercado. Levado ao ar pela Bandeirantes, os participantes respondiam perguntas sobre os produtos dos patrocinadores e, depois, tinham que correr pelos corredores do mercado em busca do produto em questão.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.