Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Dez curiosidades sobre o Yakult

Comercializado em 33 países, o produto é um dos mais reconhecidos do mundo

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 mar 2018, 13h59 - Publicado em 16 mar 2018, 12h18

Este ano, a marca Yakult completa 80 anos. O leite fermentado com lactobacilos vivos foi desenvolvido no Japão na década de 20, mas registrado como marca somente em 1938.

A história remonta ao ano de 1925, quando as crianças japonesas passavam por um surto de infecções gastrointestinais e a taxa de mortalidade infantil estava muito alta. Preocupado com isso, o médico Minoru Shirota iniciou pesquisas sobre lactobacilos que poderiam prevenir os problemas gástricos e, em 1930, descobriu uma espécie que resistia aos ácidos do estômago e se mantinha viva no intestino, inibindo a proliferação de bactérias nocivas.

O médico Minoru Shirota (Reprodução/Veja SP)

Esses microorganismos foram chamados de lactobacilos casei Shirota, em homenagem ao seu descobridor, e em 1935 o leite fermentado começou a ser produzido e distribuído nas residências. Surgiu então, em 1938, a marca Yakult, que deriva de uma palavra que significa iogurte em esperanto.

Hoje o Yakult é uma marca conhecida mundialmente e distribuída em 33 países. Veja algumas curiosidades sobre o produto.

Continua após a publicidade
  • A embalagem originalmente era de vidro, e passou a ser de plástico, no formato que conhecemos, em 1968. Desde então, não mudou quase nada.
  • Por muito tempo, o produto não foi vendido em rede comercial; era somente levado ao consumidor por meio de senhoras, com bicicletas ou carrinhos com compartimentos que mantinham o produto gelado. Elas ficaram conhecidas mundialmente como “Yakult Ladies”, e chamadas carinhosamente no Brasil de “Mulheres do Yakult”.
    “Yakult Ladies” de diversas partes do mundo (Reprodução/Veja SP)

     

  • A ideia de mulheres distribuírem o produto foi do próprio Shirota, que queria dar emprego a milhares de mulheres que ainda buscavam espaço no mercado de trabalho.
  • Em 1961, a Yakult também lançou produtos para a linha de cosméticos, porque o médico  percebeu que suas funcionárias que manuseavam o produto tinham as mãos muito macias. Pesquisando, ele descobriu que um componente obtido pela fermentação láctea age como um hidratante e rejuvenescedor da pele. Os cosméticos Yakult chegaram a ser comercializados no Brasil entre 1999 e 2009, mas não foram bem recebidos pelo consumidor.
    Linha atual de cosméticos da Yakult do Japão (Yakult/Divulgação)

     

  • O Yakult chegou ao Brasil em 1966 e sua primeira fábrica foi instalada em São Bernardo do Campo. O Brasil foi o terceiro país do mundo, e o primeiro ocidental, a produzir o Yakult, e isso se deve principalmente à grande colônia japonesa em nosso país. Hoje, além da fábrica de São Bernardo, existe uma em Lorena e uma em Lages, em Santa Catarina.

    Fábrica de Lorena, interior de São Paulo (Reprodução/Veja SP)

 

  • Nos anos 80, a Yakult expandiu sua linha de produtos, lançando o Taffman-E, um repositor de nutrientes para o homem, e o Tonyu, bebida com sabores à base de soja. Nos anos 90, veio o Hiline, repositor de nutrientes para mulheres.

    Produtos Yakult (Yakult/Divulgação)

 

  • O formato da embalagem como a conhecemos hoje tem uma história curiosa. Ele pode ter sido inspirado nas bonecas japonesas Kokeshis, originárias do norte do Japão. A história, no entanto, não é confirmada pela empresa.

    O frasco de Yakult e uma boneca Kokeshi (Reprodução/Veja SP)

 

  • Cada frasco de Yakult contém cerca de 16 bilhões de lactobacilos casei Shirota. O produto turbinado da marca, chamado Yakult 40, contém cerca de 40 bilhões desses microorganismos.
  • A tradicional embalagem do leite fermentado Yakult é a mesma em todo o mundo, com 65 ml, ou 80 g. Somente em algumas regiões da Ásia ela é um pouco maior, com 100ml.
  • A empresa Yakult é dona de um time de beisebol no Japão, o Tokyo Yakult Swallows. A equipe foi fundada em 1950 e já ganhou o campeonato de beisebol japonês por cinco vezes, a última em 2001.

    Time de beisebol Tokyo Yakult Swallows (Reprodução/Veja SP)

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.