Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Dez curiosidades sobre o Dadinho

O doce de amendoim que marcou várias gerações

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 jun 2019, 12h08 - Publicado em 22 fev 2018, 11h53

O doce de amendoim macio e em formato de cubo é um dos preferidos das crianças desde os anos 50, e ainda hoje é comercializado, tornando-se uma das marcas mais lembradas dos últimos anos. Com tanta longevidade, é natural que muitas curiosidades enriqueçam sua história. Mesmo que algumas, atualmente, pareçam meras especulações, devem ser sempre recordadas antes que se percam no tempo. Conheça algumas delas:

  • Seu nome oficial era IV Centenário por um bom motivo

O Dadinho foi lançado pela Chocolates Dizioli em 1954, ano em que São Paulo comemorou seus 400 anos de fundação, evento que ficou conhecido como Quarto Centenário ou IV Centenário, nome oficialmente dado ao doce no início.

  • Foi o primeiro doce a ser comercializado em embalagem metalizada

Pelas comemorações do IV Centenário da cidade, houve uma chuva de papéis prateados pela cidade, que brilharam ao sol e proporcionaram um espetáculo bem bonito. A Dizioli usou a ideia e embalou seu novo produto com papel prateado, para remeter às comemorações daquele ano. Foi o primeiro doce a ser embalado em papel prateado no Brasil.

Papel prateado que inspirou a embalagem do Dadinho (Reprodução/Veja SP)
  • O fabricante adotou o apelido como nome oficial do doce

Depois de alguns anos, o Dadinho já era um fenômeno de vendas, mas ninguém o chamava pelo nome IV Centenário, e sim, pelo apelido que descrevia sua forma: Dadinho. A Dizioli, então, adotou esse como nome oficial do produto, mas mantendo na embalagem os dizeres IV Centenário.

  • Oscar Niemeyer está na embalagem

A embalagem prateada do Dadinho tem alguns desenhos, como estrelas e um misterioso desenho dentro de um círculo azul, que muitos dizem ser o “D” de Dizioli. Outros, no entanto, afirmam que trata-se da representação gráfica de uma obra de Oscar Niemeyer intitulada Voluta Ascendente, construída no Parque do Ibirapuera no ano de sua inauguração, mas que, devido ao seu formato, não se sustentou e, em pouco tempo, caiu.

Obra de Oscar Niemeyer na inauguração do Parque do Ibirapuera (Reprodução/Veja SP)
  • A embalagem se manteve com um erro de português por décadas

Desde que foi concebido, o Dadinho vinha com a inscrição “IVº Centenário”, o que permaneceu até que essa inscrição fosse abandonada pelo fabricante, deixando apenas o nome oficial Dadinho. Acontece que números romanos não pedem a indicação de ordinal (º), o que configura um erro de português. O certo seria apenas IV Centenário, sem o “º”.

(Reprodução/Veja SP)
  • Dadinho no programa do Fofão

A Dizioli foi patrocinadora do programa do Fofão na Bandeirantes, nos anos 80. A atração infantil trazia o personagem vivido por Orival Pessini, que surgiu no Balão Mágico da Globo, mas logo ganhou seu próprio programa, gravou discos e até teve um filme no cinema. O Dadinho, que era um produto tipicamente paulista, teve uma rápida ascensão no Brasil todo por causa da atração.

Programa TV Fofão, nos anos 80 (Reprodução/Veja SP)
  • Seu formato de cubo perfeito foi perdido nos anos 90

Na década de 90, o formato do Dadinho foi um pouco alterado. O que era um cubo perfeito, como um dado, acabou achatado, ficando cerca de um terço menor na sua altura. Esse formato permanece até hoje.

O antigo e atual formatos do Dadinho (Reprodução/Veja SP)
  • Hoje, ele é fabricado em Ribeirão Preto

Inicialmente produzido na cidade de São Paulo, o Dadinho hoje pertence a uma empresa chamada Bono Gusto, que o fabrica no interior do estado, na cidade de Ribeirão Preto, de onde segue para todo o país.

  • Uma nova linha de produtos foi lançada

Uma pesquisa feita pelo atual fabricante constatou que os adultos se lembram do doce como uma das marcas de sua infância, mas não o compram mais por se tratar de um produto infantil. De posse dessas informações, a Bono Gusto investiu em novos produtos com a grife Dadinho. Bombons, wafers recheados e até um pote de Dadinho cremoso são os produtos mais recentes que trazem o nome Dadinho em sua embalagem; todos prometem manter o sabor do original.

Novos produtos Dadinho (Reprodução/Veja SP)
  • A produção aumenta durante o inverno

Por se tratar de um doce de amendoim, a tradição o liga naturalmente às festas juninas, e, nesse período, a produção de Dadinho cresce muito, porque a demanda é bem mais alta do que no resto do ano.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.