Conga X Bamba: qual era o melhor tênis?

Dois dos mais queridos calçados pelas crianças das décadas passadas

Antes dos tecnológicos tênis com “amortecedor de gel”, “molas impulsionadoras” e “cores vibrantes”, as crianças se contentavam em usar os mais queridos calçados que alguém poderia ter: os tênis Conga e Bamba.

O Conga surgiu primeiro, em 1959, fabricado pela Alpargatas, e era basicamente feito de lona e com solado de borracha, o que o tornava muito leve e confortável. Era um calçado de baixo custo e de grande durabilidade. A variedade de cores era pouca, e os mais vendidos eram o branco e o azul- marinho, pois ambos foram adotados como parte do uniforme escolar nas décadas de 60, 70 e 80, auge de sua popularidade. Deixou de ser fabricado na década de 90 devido à grande concorrência com os tênis mais modernos que começaram a aparecer naqueles anos. Em 2002, no entanto, voltou a ser fabricado, graças à onda retrô que tomou conta do país. O novo Conga veio com novas cores e foi mais direcionado ao público feminino modernoso.

 (Reprodução/Veja SP)

O Bamba surgiu nos anos 60, também fabricado pela Alpargatas, e, como o Conga, era feito de lona e borracha. A diferença é que ele tinha um design mais internacional, incorporando características dos famosos Converse All Star. Era também muito confortável, e era usado pelas crianças principalmente nas aulas de educação física. Como seu irmão mais velho, ele também foi descontinuado nos anos 90 devido à invasão dos tênis mais modernos, e também voltou ao mercado na década de 2000, aliado à onda de nostalgia que se iniciou naquela época.

 (Reprodução/Veja SP)

As versões antigas de ambos ainda podem ser encontradas com colecionadores, e existem exemplares à venda no Mercado Livre para quem quer matar as saudades. Se você foi criança dos anos 60 aos 80, é quase impossível que não tenha calçado pelo menos um par deles. Qual era o seu preferido?

 

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s