Clique e assine por apenas 6,90/mês
Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Colégio Renascença ergue sede em espaço do antigo Playcenter

A instituição está na cidade desde 1922

Por Maurício Xavier - Atualizado em 7 Sep 2017, 15h28 - Publicado em 7 Sep 2017, 06h00

Um dos mais tradicionais colégios paulistanos acaba de finalizar a construção de sua nova sede em um terreno com longa história na cidade. De orientação judaica, o Renascença está deixando Higienópolis para se instalar no mesmo local onde durante anos funcionou o estacionamento do parque de diversões Playcenter, próximo à Marginal Tietê, na Barra Funda.

A mudança ocorreu para que a instituição ganhasse mais espaço. O conjunto de sete blocos espalhados por 18 000 metros quadrados abrigará quadras, ginásio poliesportivo, teatro de 400 lugares, sinagoga, refeitório com alimentação kosher, área
verde de 4 000 metros quadrados e outros ambientes para atender até 1 200 alunos.

O projeto é inspirado no de escolas de Israel, Inglaterra, Espanha, Itália e Finlândia. O renascença completou recentemente 95 anos de existência em São Paulo. No começo, recebia exclusivamente os filhos de imigrantes, em sua sede original, no Bom Retiro.

A escola na Rua Prates, no Bom Retiro, nos anos 70: reduto de filhos dos integrantes da colônia Divulgação/Veja SP

Ainda hoje, seu currículo mantém conteúdos relacionados à cultura, história e religião judaicas. Os matriculados frequentam aulas da língua hebraica e praticam atividades como dança israeli. Pelos bancos do colégio passaram nomes como a executiva Claudia Sender, vice-presidente sênior de clientes da Latam, e o jornalista Caio Blinder, integrante do Manhattan Connection, da GloboNews.

Publicidade