Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Tragédia no Cine Oberdan completa oitenta anos

Ao todo, 31 pessoas, quase todas crianças, morreram no incidente que chocou os paulistanos

Por Maurício Xavier Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 abr 2018, 06h00 - Publicado em 6 abr 2018, 06h00

Uma das maiores tragédias da história da capital completa oitenta anos nesta semana. Em 10 de abril de 1938, o Cine Oberdan, localizado na rua Ministro Firmino Whitaker, no Brás, exibia o filme Criminosos do Ar, de Charles Coleman. Em determinado momento da sessão, segundo testemunhas, um dos espectadores teria gritado “Fogo!” — o falso alarme nunca foi completamente esclarecido. O fato é que a plateia, tomada pelo pânico, desatou a correr em direção à saída.

As escadarias, estreitas, não comportaram o fluxo, e as pessoas começaram a ser esmagadas e pisoteadas. Após a chegada do socorro, várias delas foram removidas com vida para a Santa Casa de São Paulo, na região central da cidade, mas muitas não resistiram. No total, trinta menores de idade e uma mulher de 45 anos morreram. Todas as vítimas foram enterradas em uma cerimônia coletiva no Cemitério do Brás.

Jornal da época: enterro coletivo das vítimas (Divulgação)

Nos dias seguintes à tragédia, fotos dos corpos estamparam jornais, como o tradicional Correio Paulistano. Isso colaborou para causar um clima de grande comoção entre os paulistanos, e o sepultamento atraiu uma multidão.

Continua após a publicidade

Erguido em 1927, o Cine Oberdan era decorado com azulejos portugueses no teto e estátuas no hall. A sala comportava 1 600 pessoas e seu nome homenageava o anarquista italiano Guglielmo Oberdan.

O triste episódio não levou ao fechamento do estabelecimento, que continuou em atividade por décadas, até o fim da década de 60. O imponente prédio permaneceu fechado por alguns anos e em 1972 foi transformado em uma loja de enxovais. Até os dias de hoje está em funcionamento e mantém o visual arquitetônico original.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.