Clique e assine por apenas 6,90/mês
Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Cinco matérias que você tinha na escola e que não existem mais

Relembre matérias que, com o passar do tempo, deixaram de fazer parte dos currículos escolares

Por Roosevelt Garcia - Atualizado em 23 Mar 2017, 12h05 - Publicado em 23 Mar 2017, 12h00

De tempos em tempos, algumas disciplinas são alteradas no currículo escolar, adaptando-se aos novos tempos. Outras, por não fazerem mais sentido serem ensinadas nas escolas, simplesmente deixam de existir. Quem fez o primário e o ginásio nos anos 70 e 80, hoje chamados de “ensino fundamental”, deve se lembrar que era obrigatório decorar os nomes de todos os ministros do Brasil, tarefa que seria impossível atualmente, pela quantidade de ministérios e pela rotatividade ininterrupta em cada pasta.

Relembre algumas matérias dos seus tempos de escola que crianças de hoje não têm mais. Algumas delas fazem falta, porque o senso de civismo e o ufanismo são coisas importantes, e o brasileiro tem perdido isso nas últimas décadas.

•    OSPB
A Organização Social e Política Brasileira se encarregava de ensinar aos estudantes o sistema político de nosso país, a Constituição e os deveres do cidadão brasileiro. A disciplina foi instituída em 1962 e foi retirada do currículo em 1993. Há um projeto na câmara que tenta reinstituir a matéria nas escolas.

•    Educação Moral e Cívica
Muito similar à OSPB, mas ministrada a estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental, tratava basicamente dos deveres cívicos das crianças. Foi instituída em 1940 e abolida juntamente com a OSPB ,em 1993.

•    Técnicas Agrícolas
Era popular nos anos 70 em escolas municipais de São Paulo. Os alunos eram levados a montar pequenas hortas no terreno das escolas, que tinham uma área preparada pra isso, principalmente de hortaliças, como rabanete. Fazia parte do curso identificar sementes e plantá-las seguindo as características de cada uma, bem como acompanhar o desenvolvimento da plantação.

•    Latim
Obrigatório nas escolas brasileiras até o início dos anos 70, o ensino do latim foi suprimido do currículo oficial por não ter mais uso no mundo moderno que se formava. Ficou restrito apenas a cursos específicos superiores, e não mais ao ensino fundamental.

•    Técnicas Comerciais
A disciplina tinha conteúdo administrativo, econômico e contábil e ensinava aos jovens os princípios básicos da economia e o funcionamento dos bancos. Com a tecnologia, esses procedimentos passaram a fazer parte mais constante da vida das pessoas, tornando obsoleta essa matéria.

Publicidade