Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Fotógrafo lança livro sobre a arquitetura dos Campos Elíseos

Juan Esteves reúne imagens que retratam desde os antigos edifícios e palacetes até construções mais recentes do tradicional bairro da região central

Por Carolina Moraes
Atualizado em 30 mar 2018, 06h00 - Publicado em 30 mar 2018, 06h00

Em Campos Elíseos — História e Imagens (Cult Arte e Comunicação; 224 páginas; 50 reais), que acaba de ser publicado, o fotógrafo Juan Esteves reúne uma série de imagens que retratam desde os antigos edifícios e palacetes até as construções mais recentes do tradicional bairro da região central. Paralelamente ao lançamento do material, o Espaço Cultural Porto Seguro abriga uma exposição com quarenta das cerca de 100 fotos presentes na obra.

Esteves, que começou o trabalho como fotógrafo em 1980, desenvolve projetos relacionados à história da arquitetura paulistana. Loteado pelo suíço Frederico Glete e pelo alemão Victor Nothmann, que hoje nomeiam importantes vias da região, o bairro dos Campos Elíseos se tornou um dos epicentros do processo de expansão da capital no fim do século XIX.

Os luxuosos casarões do entorno foram residência de grandes produtores enriquecidos pelo café. A arquitetura eclética do período chamou a atenção de fotógrafos famosos da época, como Guilherme Gaensly. Mas o requinte das grandes decorações europeias não resistiu à derrocada da economia cafeeira.

A partir dos anos 30, as casas se adaptaram e sobrados e cortiços dividiram espaço com as antigas mansões. Hoje, os edifícios permanecem como testemunho de um período importante no desenvolvimento da cidade. Um conjunto de imóveis no bairro é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) desde 1986.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.