Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Bar da Vila Madalena recebe campeonato de futebol de botão

Cervejaria Van Der Ale sedia uma etapa de disputa da modalidade

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 set 2017, 16h04 - Publicado em 19 set 2017, 16h03

Muito popular nas décadas passadas, o futebol de botão era mania entre a garotada dos anos 70 e 80. Discos de plástico ou acrílico faziam as vezes dos jogadores, “acionados” por uma palheta na mão do competidor. A bola consistia em um pequeno disco achatado. Em jogos mais profissionais, ela era realmente redonda, o que dificultava muito a partida.

O competidor ia “tocando” a bola entre seus jogadores até a hora de mandá-la para o gol, o que deveria ser avisado ao adversário para que ele posicionasse seu “goleiro”. Nos habituais campeonatos no bairro, os vencedores eram tratados como verdadeiros campeões.

Diversos fabricantes de brinquedos lançaram seus times para futebol de botão, alguns mais simples, outros bem incrementados, com discos de acrílico e adesivo com o emblema do time escolhido.

O campo, vendido à parte, também tinha suas graduações. Os mais baratos levavam madeira compensada, com as linhas de um verdadeiro campo de futebol pintadas, como o sempre desejado Estrelão, fabricado entre 1972 e 1985. Alguns, mais caros e completos, tinham até textura de gramado, graças a uma cobertura de uma espécie de camurça.

O famoso Estrelão, da Estrela (Reprodução/Veja SP)

Não importava o estilo: todo mundo sempre se divertia muito. Alguns campeonatos de bairros tinham até torcida organizada, tal a seriedade com que era tratado o evento.

Continua após a publicidade

Mantendo a tradição, ainda hoje existem campeonatos de futebol de botão, mas a maioria é disputada pelas mesmas crianças que competiam nos anos 70 e 80, ou seja, senhores “de respeito” que por um momento esquecem suas preocupações de adultos e voltam no tempo.

(Reprodução/Veja SP)

Seguindo essa linha, o bar Van Der Ale apóia uma etapa do campeonato de futebol de botão que será realizado nesta terça (19). A Bundesliga – Botões Clássicos já está correndo, e esta etapa rola pela primeira vez no bar da Vila Madalena. Trata-se de uma ótima oportunidade para matarmos as saudades, assistindo a verdadeiros cobras jogarem, enquanto degustamos as boas cervejas artesanais do lugar.

Luciano Araújo, organizador e criador da Botões Clássicos, explica que a partir do dia 3 de outubro começará um novo campeonato com inscrições abertas ao público. A Champions Beer (times clássicos da Liga Européia), nome dado à atração, durará todo o mês de outubro, sempre às terças-feiras à noite.

Na final do dia 29, o campeão ganhará um barril de cerveja e um kit de botões clássicos, além do cobiçado troféu. As inscrições custam 70 reais e podem ser feitas a partir do dia 25 pelo site www.botoesclassicos.com.br.

Continua após a publicidade
Pessoal da Botões Clássicos em ação (Botões Clássicos/Divulgação)

Campeonato de Futebol de Botão “Bundesliga – Botões Clássicos”

Cervejaria Van Der Ale. Rua Aspicuelta, 268, Vila Madalena. Terça (19), a partir das 19h.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.