Imagem Blog

Binho Ribeiro – Graffiti Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Tudo sobre a arte de rua, o grafite e suas variadas manifestações em São Paulo e no mundo sob o olhar do artista Binho Ribeiro.
Continua após publicidade

A arte de rua é aliada na prevenção do câncer de mama

A Liga do Rosa – Campanha de Arte Preventiva ao Câncer de Mama teve início em outubro, em alusão ao Outubro Rosa, que tem como proposta conscientizar todas as mulheres acerca do câncer de mama, que, se diagnosticado precocemente, tem aproximadamente 90% de chance de cura. A ideia era que cada artista produzisse uma obra em […]

Por Leonam Bernardo
Atualizado em 26 fev 2017, 23h09 - Publicado em 20 dez 2013, 15h59
Artistas em ação

Artistas em ação

A Liga do Rosa – Campanha de Arte Preventiva ao Câncer de Mama teve início em outubro, em alusão ao Outubro Rosa, que tem como proposta conscientizar todas as mulheres acerca do câncer de mama, que, se diagnosticado precocemente, tem aproximadamente 90% de chance de cura.

A ideia era que cada artista produzisse uma obra em que a personagem estivesse com os seios nus, prontos para serem retirados pela mastectomia,  então uma cicatriz foi colada em um dos seios, juntamente com os informativos da campanha de prevenção.

Artistas em ação

O antes e o depois

A arte nas ruas atinge todos os públicos, portanto a campanha teve uma boa repercussão na mídia e as mulheres de diversas idades mostraram-se atentas à causa, homens que passavam pelas obras também levavam a mensagem adiante, principalmente através de redes sociais, onde a campanha foi bastante compartilhada.

Conversei com o artista Chivitz sobre esta campanha,  que conta com suas palavras a experiência de fazer parte de um projeto tão importante como este:

Continua após a publicidade

Recebi um e-mail pedindo autorização pra usarem uma imagem de um graffiti meu no vídeo da campanha “Tinta Contra o Câncer” realizado pelo Hospital AC Camargo.

Quando vi o vídeo, fiquei bastante emocionado com a proposta, que usava mulheres feitas por grafiteiros e grafiteiras, que após pintarem as mulheres com o seio de fora, recebiam a intervenção de um lambe-lambe com uma cicatriz representando a perda do seio pelo Câncer de Mama. 

Depois de ver o vídeo parabenizei a equipe pelo belo trabalho, e logo depois eles me perguntaram se eu topava participar. Então chamei minha esposa Minhau pra pintar comigo, que além de ser mulher já teve casos variados de câncer na família, inclusive o de mama. A Minhau também já foi vítima de Melanoma, um câncer de pele por pintas, ela foi operada e continua dando sequencia no seu tratamento no mesmo hospital da campanha, o AC Camargo Câncer Center. Isso nos motivou bastante pois conhecemos o hospital e sabemos que o tratamento lá é muito bom, com uma excelente equipe de especialistas no assunto…

Tenho acompanhado as pessoas que compartilham minha arte pra esta ação, todos eles tentam de alguma forma conscientizar suas amigas e familiares. Mas teve um grafiteiro que me escreveu, com certa afeição à causa por experiência própria. Ele ficou interessado em participar com sua arte na campanha divulgando a causa em sua cidade. Fiquei muito feliz em perceber artistas e pessoas se unindo pela conscientização do câncer de mama.

Acredito que minha arte pela cidade faz alguma diferença no cotidiano das pessoas, ainda mais quando existe informação na mensagem. Espero sempre acrescentar informação, conscientização e atitude na vida de cada um, de forma independente ou unido à outros artistas em causas importantes como essa.

Continua após a publicidade

Assista ao vídeo Tinta Contra o Câncer:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=1oq-pqbg5eg?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Fico muito orgulhoso em ver a arte urbana apoiando causas e conceitos de cidadania e respeito.

Até logo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.