Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Barbara Demerov Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming
Continua após publicidade

Documentário A Artista e o Ladrão retrata amizade improvável

Produção norueguesa discute arte e mostra, com sensibilidade, o vínculo entre duas pessoas tão diferentes

Por Barbara Demerov
6 Maio 2021, 14h35

Vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance 2020 na categoria Escrita Criativa, o documentário A Artista e o Ladrão é uma produção tocante que envolve duas pessoas completamente diferentes. De um lado, temos a pintora tcheca Barbora Kysilkova; e do outro, Karl-Bertil Nordland, que acaba por ser o ladrão responsável pelo roubo das obras mais valiosas da artista.

A partir da apresentação do crime e do vínculo emocional que Barbora tem com seu trabalho, o documentário de Benjamin Ree traz eventos inesperados ao espectador. Ao procurar pelo responsável, a jovem protagonista passa a se apoiar na amizade construída com Karl-Bertil como uma forma de suprir a perda material. Ela pergunta ao homem inúmeras vezes onde estão as obras furtadas e sempre ganha a mesma resposta: “Eu não me lembro”. Karl possui problemas com drogas e é uma pessoa inconstante – características que afastam Barbora das pinturas mas que a aproximam de uma nova amizade.

O relacionamento que se inicia entre os dois não soa forçado aos olhos do diretor, que capta momentos sutis a fim de provar que este vínculo pode até ser incomum, mas é honesto. Os dois lados são explorados no documentário – Barbora com seu passado de traumas emocionais e Karl-Bertil com suas questões com drogas e relacionamentos – e, no todo, compõem um mosaico surpreendente da vida como ela é.

Por vezes incompreendida pelo próprio namorado, Barbora nunca deixa de ter compaixão pelo novo amigo, mesmo sabendo do crime que ele cometeu. Ao mesmo tempo, sua procura pelo trabalho perdido não para e a insere dentro de uma narrativa perigosa. Karl-Bertil, por sua vez, é o personagem mais complexo do documentário: um homem com inúmeros problemas pessoais que, inesperadamente, encontrou um ponto seguro a partir de um ato equivocado.

Continua após a publicidade

A Artista e o Ladrão é um tocante documentário que apresenta os dois lados de uma situação delicada e sujeita a muita intolerância. A partir da humanidade de Barbora, o espectador é convidado a compreender o lado do outro. Resumidamente, Karl pode ser considerado o principal culpado, mas, olhando de forma detalhada, consegue ser alguém muito mais complexo.

O documentário estreia nesta sexta-feira, 07, nas plataformas de aluguel e compra Now, Vivo Play, Sky Play, iTunes, Apple TV, Google Play e YouTube.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.