Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Filmes e Séries - Por Barbara Demerov

Britney leve e solta: documentário da Netflix apresenta detalhes da tutela

Após 13 anos, Britney Spears está livre da tutela; seu pai, Jamie, controlava finanças e vida pessoal da artista pop

Por Barbara Demerov Atualizado em 7 out 2021, 22h46 - Publicado em 8 out 2021, 06h00

A artista Britney Spears já ganhou mais de um documentário que discute sua luta (por muitos anos silenciosa) pela liberdade. E o fato é que, apesar desses filmes não possuírem muitas diferenças quando analisados lado a lado, a intenção ainda é válida.

Quando o movimento Free Britney ganhou força, após uma série de denúncias sobre sua curatela ser revelada, nada voltou a ser o que era antes. A imagem de Britney como uma pessoa problemática que não tinha condições de cuidar da própria vida passou a não fazer mais sentido, em particular quando seu pai, Jamie Lynn Spears, foi apontado como a grande origem do problema.

+Estreias da Netflix em outubro

O documentário Britney x Spears, na Netflix, mergulha no polêmico processo que se estendeu por tantos anos contra a vontade da cantora. Com direção de Erin Lee Carr, partes de sua carreira são relembradas para que o público compreenda a dimensão da tutela, iniciada em 2008. Há também passagens que trazem documentos nunca antes vistos sobre o caso.

Assim como Framing Britney Spears: a Vida de uma Estrela, no Globoplay, a produção traz imagens de arquivo, faz um bom trabalho no sentido de clarear os rumores ao longo dos anos e, especialmente, destaca a insatisfação de Britney pela ausência de autonomia. Por outro lado, ambos os documentários deixam a sensação agridoce de que eles também se aproveitam um pouco da complexa situação.

Britney x Spears aborda as dificuldades da artista em remover o pai da posição, mas o que mais chama atenção é o período do lançamento. No fim de setembro, o Tribunal Superior de Los Angeles decidiu retirar Jamie da tutela.

+ Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicado em VEJA São Paulo de 13 de outubro de 2021, edição nº 2759

  • Continua após a publicidade
    Publicidade