Imagem Blog

A Tal Felicidade Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Saúde, bem estar e alegria para os paulistanos
Continua após publicidade

Em 2020, mantenha o seu sonar ativado

É possível saber ler o próprio instinto, afirma a consultora Elisa Twail

Por Elisa Tawil
Atualizado em 20 dez 2019, 13h29 - Publicado em 20 dez 2019, 06h00

Entre tantos aprendizados, uma grande e importante lição deste ano em que concluí a certificação pela Shakti Fellowship foi, sem dúvida, “manter meu sonar ativado”. O curso, destinado a ensinar liderança avançada a mulheres, mostra como é possível saber ler o próprio instinto.

Respeitar a nossa intuição na tomada de decisão nos aproxima da plenitude de saber valorizar o que há de mais relevante: a própria opinião. Quando foi que desativamos esse sonar?

Segundo a professora Lidia Aratangy, a história nos conta que os homens usavam o instinto para caçar, ou seja, mantinham o sonar ativado para o momento ideal de disparar a flecha. As mulheres, por sua vez, utilizavam da lógica para o cultivo na agricultura e o melhor aproveitamento do solo durante as estações do ano. Com a introdução da escrita, o conhecimento passou a ser registrado. E é aí que temos uma mudança na valorização dessa potente ferramenta. Afinal, como registrar algo intangível como o instinto?

Há algum tempo que ouço Luiza Helena Trajano destacar em seus discursos a importância do feeling em tomadas de decisão — e como os homens têm respeitado mais a sua intuição. O exercício da presença é o principal meio para ativar esse sonar. A prática de respiração, ioga, meditação ou qualquer outro meio que conecte você ao momento presente são pontes para ativar essa ferramenta.

“Estar presente com presença. Um estado em que não é preciso se promover, temer nem se defender. Quando estamos completamente disponíveis para o momento.” Essa é a definição de presença elaborada por Nilima Bhat e Raj Sisodia, que propõem o equilíbrio das forças feminina e masculina.

A liderança consciente baseia-se nesse princípio. As decisões tomadas a partir desse espaço de consciência e percepção vão aproximar você ainda mais da sua felicidade. Como? Simplesmente como resultado de você aprender a se ouvir — por ter ido na direção do que sentia que deveria ser feito.

Continua após a publicidade

O que une instinto e intuição é o fato de ambos serem qualidades inconscientes. No entanto, enquanto o instinto é um ato impulsivo, a intuição está ligada ao entendimento de algo, um insight sobre um conteúdo inconsciente.

Uma forma de exercitar essa habilidade é trabalhar com aquilo que realmente faz sentido para você. Que tal agora? Antes de o ano acabar, procure um momento de concentração, estabeleça sua conexão com presença e responda a si mesmo a algumas perguntas básicas, inspiradas nas ferramentas de consciência da Tiara International:

> Quando você se sente mais vivo?

> O que o move e inspira?

> O que você mais ama na sua vida?

Continua após a publicidade

> Pelo que você é mais grato?

> Quando você se diverte mais?

> Em quais ocasiões você foi mais feliz?

Identifique se as suas respostas estão presentes no seu dia a dia e reflita como poderia ajustá-las daqui em diante. Que no próximo ano você possa exercer uma liderança consciente com tomadas de decisão que respeitem a sua intuição.

Elisa Tawil (Vivian Koblinsky/Veja SP)

Elisa Tawil (@elisatawil) é mentora, consultora e podcaster à frente do Vieses Femininos. Escolhida uma das Top Voices 2019 do LinkedIn, é idealizadora e cofundadora do Mulheres do Imobiliário. Primeira certificada Shakti Leader em São Paulo, é membro do Tiara Resource Circle.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.