Imagem Blog

A Tal Felicidade Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Saúde, bem estar e alegria para os paulistanos
Continua após publicidade

Detox digital: aprenda a se desligar das redes sociais

Denise De Micheli, pesquisadora do impacto das mídias digitais em adolescentes, e Luciana Tranchesi, influenciadora digital, te dão catorze dicas

Por Alvaro Leme
Atualizado em 9 nov 2018, 12h22 - Publicado em 9 nov 2018, 06h00

> Organize um levantamento de quanto do seu dia é dedicado ao celular e que gatilhos fazem você correr para ele. É o Instagram? O WhatsApp? Em que momentos o utiliza mais?

> Analise quanto desse tempo realmente foi usado para trabalho ou outras comunicações essenciais.

> Daquilo que você classificou como trabalho, avalie se eram contatos ou respostas urgentes ou se poderiam esperar até o dia seguinte. Vivemos em um mundo de emergências que, olhadas com atenção, são ilusórias.

> Smartphones e seus aplicativos são desenhados para fazer a gente sentir mais e mais vontade de ficar grudado na tela. Cada nova mensagem ou lote de curtidas se traduzem em nosso corpo em uma descarga de dopamina, substância química que ativa os sensores de prazer do cérebro. Assim, ficamos viciados.

> Uma vez identificada a necessidade real de usar o celular, defina momentos do dia para ficar longe dele. Quanto mais ao alcance da mão seu aparelho estiver, maior o tempo que ele roubará de você. Comece com uma hora sem a tecnologia e vá aumentando.

Continua após a publicidade

> Aos poucos, vá apagando aplicativos de redes sociais. Isso limitará o uso a momentos em que estiver no computador.

> Configure seu celular para enviar respostas automáticas às mensagens que recebe. Mesmo que apenas em parte do dia e, sobretudo, se for dirigir. A notificação de um singelo SMS pode ser o gatilho para você perder hooooooras conferindo seus likes e matches.

> Aliás, desabilite o máximo possível de notificações. Cada vez que uma delas interrompe uma atividade sua, seu cérebro volta à estaca zero da atenção.

> Poucas coisas roubam tanto tempo quanto grupos de WhatsApp. Faça uma limpa.

Continua após a publicidade

> Desenvolva nos seus filhos o hábito de, nem que seja meia hora por dia, concentrar-se apenas em você (e você neles, é claro).

> Caso sua profissão envolva o celular ou as redes sociais, lute para definir horários. Senão, sua vida será falar de trabalho 24 horas por dia.

> Convença um familiar ou amigo a tentar o detox com você. Um apoiando o outro costuma diminuir o risco de recaída.

> Pessoas associam momentos de descanso e relaxamento a abrir o Facebook. Tente analisar se, após entrar na rede social, você se sente melhor ou mais angustiado.

Continua após a publicidade

> De tempos em tempos, vale desabilitar a reprodução automática da Netflix. Assim, você decide se quer emendar o episódio seguinte ou usar aquele tempo para outra atividade.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.